Família de Helicópteros Lynx comemora 50 anos! Há meio século voava um dos helicópteros mais icônicos do mundo. No dia 21 de março de 1971, o protótipo Westland (hoje Leonardo) Lynx voava pela primeira vez a partir da planta da empresa em Yeovil. Matriculado XW835 o protótipo pintado de amarelo brilhante, fez um voo de 20 minutos sobo o comando de Ron Gellatly, acompanhado de Roy Moxam, que ocupou o assento do co-piloto, e Dave Gibbings voou como Engenheiro de Voo.
O projeto inicial – designado Westland WG.13 iniciou na década de 1960 como um substituto para o Westland Scout and Wasp. O desenvolvimento básico do Lynx foi realizado utilizando cinco aeronaves protótipo, cada uma das quais foi pintado em uma cor diferente: amarelo (XW835), cinza (XW836), vermelho (XW837), azul (XW838) e laranja (XW839). O programa de teste de voo inicial envolveu 13 aeronaves.
Em março de 1972, a quarta aeronave voou pela primeira vez e incluiu a primeira cabeça de rotor monobloco, escolhido como o padrão para a produção. A cabeça do rotor de produção apresentaria um cubo central com quatro elementos integrantes de flapping forjados a partir de um único bloco de titânio, conhecido como a cabeça ‘monobloco’.
O Lynx apresentava novas tecnologias na época, incluindo o British Experimental Rotor Programme (BERP), capaz de aumentar a velocidade máxima e a capacidade de empuxo vertical, que foi posteriormente adotadas também para todas as variantes Lynx/Super Lynx e para o AW101. O Lynx quebrou o recorde velocidade mundial recorde ha 35 anos atrás, quando em 11 de agosto 1986, o chamado “G-Lynx” atingiu a velocidade de 249 mph/216 kias/400 km/h.
A primeira versão de produção foi a naval, designada Lynx HAS.2 (Mk.2) equipada com trem de pouso triciclo. O Lynx Naval (Royal Navy XZ227) voou pela primeira vez no dia 10 Fevereiro de 1976, sendo entregue à Marinha Real em 8 de julho daquele ano. O British Army Air Corps começou a receber o Lynx AH.1 equipada com esqui em junho 1978. A partir daí o Lynx se tornou um sucesso e um dos helicópteros mais importantes da história.
A versão terrestre teve nove variantes, todas usadas pelo Royal Army. Já versão naval, teve mais sucesso ainda, emplacando mais 40 variantes e subvariantes, inclusive a versão Super Lynx. Mais de 500 foram construidos e entregues a 17 operadores ao redor do mundo. Hoje existem 9 operadores do Lynx no mundo, dos quais são as Marinhas da Alemanha, Argélia, Brasil, Malásia, Portugal, Tailândia e as Forças Aérea da Africa do Sul, Dinamarca e Omã.
A Marinha do Brasil opera opera helicópteros Lynx há mais de quatro décadas junto ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1). Os primeiros nove Sea Lynx Mk.21 (SAH-11A) chegaram em 1978 para equipar a Fragatas da Classe Niterói. Em 1997 a Marinha do Brasil adquiriu mais nove Super Lynx Mk.21A (AH-11A), além de converter os cinco Sea Lynx em Super Lynx. Anos mais tarde, em 2016 inicia uma nova modernização. Oito Super Lynx Mk.21A foram enviados para Yeovil para processo de conversão para Wild Lynx Mk.21B (AH-11B), que começaram a ser entregues em 2019 e deve ser cncluído este ano.
O Lynx/Super Lynx/Wild Lynx deram origem a outro membro da família: o AW159 Wildcat. O AW159 representa a capacidade mais recente oferecida pela Leonardo neste segmento de mercado. Com sua aviônica e suíte de missão totalmente, o AW159 oferece consciência situacional nos ambientes marítimo e terrestre. É projetado para operar com segurança desde nos menores conveses de voo e nos ambientes de mau tempo e com mar alto.
Hoje ele é operado pelo Reino Unido (Royal Army e Royal Navy), pela Marinha da Coreia do Sul e pela Marinha das Filipinas.
@CAS