

Falta de orçamento paralisa a modernização dos EMB-312 Tucanos da Força Aérea Argentina. O programa de modernização dos aviões de ataque leve e treinamento Embraer 312 Tucanos da Força Aérea Argentina (FAA) atualmente está paralisado devido a falta de orçamento. A informação foi relatada em documento ministerial recentemente encaminhado ao Congresso Nacional.
Com cinco EMB-312 modernizados entre 2022 e 2024, o Relatório de Gestão 144 encaminhado pelo Ministro da Casa Civil ao Congresso Nacional, informa que o projeto aguarda a destinação de recursos orçamentários para a aquisição dos kits de modernização para aeronaves adicionais.
“Embraer312Tucano – 5 aeronaves modernizadas na Área Material de Río Cuarto. Aeronaves adicionais serão induzidas dependendo da disponibilidade orçamentária”, diz o Ministro da Defesa respondendo à uma pergunta do Congresso Nacional.

Desenvolvido pela Redimec, Projeto de Modernização do EMB-312 Tucano envolve a atualização de aviônicos. A empresa argentina projetou e produziu as novas cabines, painéis, estruturas, sistema elétrico, além da adaptação da iluminação interna para o uso de óculos de visão noturna (NVG), entre outras modificações. Todo processo foi realizado na sede da Redimec em Tandil, província de Buenos Aires.
O programa prevê a modernização de doze EMB-312 Tucanos, com os primeiros realizados em conjunto entre a empresa e os militares de Río Cuarto e os restantes exclusivamente pelos técnicos da FAA com os kits fornecidos pela Redimec. A primeira aeronave, matrícula A-122, foi apresentada em agosto de 2022.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO