Falta de combustível causou a queda do UH-60M que matou 14 marinheiros mexicanos. Um relatório da Promotoria Mexicana indicou o motivo da queda de um helicóptero Sikorsky UH-60M Black Hawk da Marinha Mexicana no último dia 15 de julho. No acidente morreram 14 militares que estavam na aeronave que retornava à sua base depois de apoiar a operação de captura do narcotraficante Rafael Caro Quintero.
De acordo com a mídia mexicana, uma investigação preliminar assegurou que o UH-60M, matrícula ANX-2307, não sofreu ataque externo. Havia preocupação de represálias associadas à prisão do narcotraficante Quintero.
O Flight Data Recorder (FDR), a popular “caixa-preta”, do UH-60M foi enviada para a Sikorsky Aviation nos Estados Unidos. Após análise, a fabricante do helicóptero indicou que os dados apresentaram “a falta de combustível como a principal causa da queda da aeronave”.
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou em sua conferência matinal de 29 de setembro, que estava ciente do resultado preliminar das investigações e estaria trabalha junto à Secretaria da Marinha (SEMAR) sobre a divulgação do relatório final.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO