A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) informou que o teste de lançamento do míssil hipersônico AGM-183A ARRW (Air-launched Rapid Response Weapon) não foi realizado conforme o programado. Realizado em 05 de abril, o primeiro BTF-1 (Booster Test Flight 1) foi abortado após a equipe encontrar uma falha na aeronave.
O bombardeiro B-52H Stratofortress, decolou da Base Aérea de Edwards, Califórnia, para a zona de testes em Point Mugu Sea Range. O objetivo era o disparo do míssil AGM-183A ARRW em voo, entretanto o armamento não completou a sequência de lançamento conforme previsto, levando ao cancelamento da missão.
O programa ARRW tem ultrapassado os limites desde o seu início, assumindo riscos calculados para fazer avançar esta importante capacidade. Embora não tenha sido efetivamente lançado, o teste forneceu importantes informações para o programa.
Este foi o oitavo voo de testes do programa ARRW, e a sétima missão realizada pelo 419 th Flight Test Squadron, de Edwards AFB. Os testes mais recentes, objetivaram a avaliação da liberação, separação, voo planado e a ignição do motor do míssil, afastado com segurança da aeronave lançadora.
O segundo ARRW BTF deverá ocorrer em breve, e será seguido por vários outros adicionais até o final do ano.
@FFO