FAdeA repassa para a FAA o primeiro Pampa III Bloco II para testes. Na última sexta-feira (15/06), a Fábrica Argentina de Aviones “Brigadier San Martín” (FAdeA) entregou oficialmente o primeiro IA-63 Pampa III Bloco II para a Força Aérea Argentina (FAA). A cerimônia foi realizada na sede da empresa em Córdoba, e contou com a presença do Presidente da República, Dr. Alberto Fernández, entre outras autoridades e convidados.
Convertido à partir de uma célula de versão anterior, aeronave entregue, registro experimental AR-004 (c/n 1027), está equipada com sistemas de treinamento de quarta geração. Conforme o comunicado da FAdeA, nos próximos meses esta aeronave será utilizada para a certificação da nova versão Bloco II.
Durante a sua visita às instalações da empresa em Córdoba, o presidente Alberto Fernández, acompanhado pela presidente da FAdeA, Sra. Mirta Iriondo, e demais autoridades, percorreu as áreas de manutenção dos Hércules e helicópteros, a linha de produção do Pampa e a área de modernização do IA-58 Pucará Fénix. Ao final, o Pampa III Bloco II, AR-004, realizou um voo de demonstração para os presentes.
Conforme a Sra. Mirta Iriondo, a FAdeA trabalha de forma sustentável na produção das aeronaves IA-63 Pampa, no projeto IA-58 Pucará Fénix, na manutenção e modernização do C-130 Hércules da FAA, do P-3 Orion da Armada Argentina, dos helicópteros Agusta AB-206 do Ejército Argentino, além do desenvolvimento da nova aeronave de treinamento básico IA-100 Malvina.
A versão Bloco II do Pampa é equipada com sistemas Data Tink Embedded Virtual Aviniocs (EVA) produzido pela Elbit Systems, que possibilita a troca de dados e voz entre as aeronaves em voo e para estação em terra. Desta forma, as aeronaves equipadas com o EVA, poderão simular o uso de armamentos ou radares para detectar inimigos, transmitindo essas informações da missão em tempo real. Esta capacidade aumentará significativamente as capacidades do Pampa como aeronave leve de ataque e nas operações de controle de voos clandestinos e treinamento avançado de pilotos. Além do AR-004, o protótipo EX-003 está envolvido na campanha de testes e homologação do Bloco II.
Fonte: FAdeA