FAdeA realiza evento internacional para fomentar indústria aeroespacial argentina. Mais de 50 empresas e organizações nacionais e internacionais participaram ontem (28/09), de um evento organizado pela Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) nas sua instalações em Córdoba, no norte da Argentina. O objetivo foi criar um espaço de contatos entre representantes de grandes indústrias aeroespaciais para responder às tendências, oportunidades e necessidades do setor aeroespacial.
O encontro contou com o apoio do Ministério da Defesa da Argentina, e participação da Câmara Aeronáutica e Espacial Argentina (CArAE), da Agência de Competitividade de Córdoba e do Cluster Aeroespacial de Córdoba.
Também participaram representantes do setor acadêmico nacional argentino, Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, Comissão Nacional de Atividades Espaciais e da Administração Nacional da Aviação Civil, organizações fundamentais para o desenvolvimento deste sector industrial.
Durante o evento foram compartilhadas perspectivas, experiências e conhecimentos da indústria, com participantes internacionais vindos da Índia, Turquia, Israel, Itália, Brasil, México, Venezuela, Chile, Uruguai e Argentina.
Foram expostos produtos, serviços e capacidades de mais de 30 empresas argentinas ligadas ao setor, bem como a apresentação de componentes, sistemas aeroespaciais, dispositivos de fabricação e a apresentação da linha de produção das aeronaves IA-100 e IA-63 Pampa III fabricadas pela FAdeA.
Particularmente sobre o desenvolvimento do primeiro IA-100, a empresa MBA, subsidiária da Martin Baker, apresentou os assentos ejetáveis produzidos na Itália e montados na Argentina e que atendem os padrões FAR23 e as exigências especiais da Força Aérea Argentina. A Redimec também expôs o painel de instrumentos, além de outros componentes da nova aeronave em produção pela FAdeA.
Estuvimos presentes en la jornada de industria aeroespacial organizada por la Fábrica Argentina de Aviones "Br. San Martín" #FAdeA, junto a más de 50 empresas y organismos nacionales e internacionales. pic.twitter.com/VC8cV9Mxnt
— Ministerio Defensa (@MindefArg) September 29, 2023
Durante o encontro, foram realizados dois painéis expositivos.
O primeiro denominado “Desafios e oportunidades da indústria aeronáutica em países emergentes” , composto por Celso Luiz Rapaci – Gerente Sênior de Engenharia da EMBRAER, Leandro Bueno Melo – Gerente Sênior de Projetos também da EMBRAER, Henry Cleveland – Executivo Diretor da ENAER, Shri Arup Kumar Mallik – Gerente Geral de Marketing da empresa indiana HAL, Franco Giuggioloni – Vice-Presidente e Gerente Geral da FAdeA e Fernando Sibilla, presidente da Agência de Competitividade de Córdoba.
A segunda rodada foi denominada “O regresso ao espaço, também uma oportunidade para os países emergentes?” e foi liderado por Christian Tisot, Gerente Adjunto de Desenvolvimento de Negócios Espaciais da INVAP, Marcelo COLAZO, Gerente de Ligação Tecnológica da CONAE, e Pedro Rivas, Gerente de Projetos de Satélites, e Damian Estévez, Gerente Adjunto de Projetos de Satélites da VENG.
A presidente da Fábrica de Aeronaves Argentina, Dra. Mirta Iriondo, afirmou “este dia mostra o potencial que tem o setor industrial aeroespacial argentino, estou convencido de que, através da articulação de iniciativas público-privadas, com uma visão estratégica comum “Vamos fortalecer a nossa indústria nacional”, e acrescentou, “é aí que o Estado nacional tem um papel fundamental, utilizando instrumentos como o FONDEF, para promover o desenvolvimento da indústria de defesa ” .
Fonte: FAdeA
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO