FAdeA realiza evento internacional para fomentar indústria aeroespacial argentina. Mais de 50 empresas e organizações nacionais e internacionais participaram ontem (28/09), de um evento organizado pela Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) nas sua instalações em Córdoba, no norte da Argentina. O objetivo foi criar um espaço de contatos entre representantes de grandes indústrias aeroespaciais para responder às tendências, oportunidades e necessidades do setor aeroespacial.
O encontro contou com o apoio do Ministério da Defesa da Argentina, e participação da Câmara Aeronáutica e Espacial Argentina (CArAE), da Agência de Competitividade de Córdoba e do Cluster Aeroespacial de Córdoba.
Também participaram representantes do setor acadêmico nacional argentino, Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, Comissão Nacional de Atividades Espaciais e da Administração Nacional da Aviação Civil, organizações fundamentais para o desenvolvimento deste sector industrial.
Durante o evento foram compartilhadas perspectivas, experiências e conhecimentos da indústria, com participantes internacionais vindos da Índia, Turquia, Israel, Itália, Brasil, México, Venezuela, Chile, Uruguai e Argentina.
Foram expostos produtos, serviços e capacidades de mais de 30 empresas argentinas ligadas ao setor, bem como a apresentação de componentes, sistemas aeroespaciais, dispositivos de fabricação e a apresentação da linha de produção das aeronaves IA-100 e IA-63 Pampa III fabricadas pela FAdeA.
Particularmente sobre o desenvolvimento do primeiro IA-100, a empresa MBA, subsidiária da Martin Baker, apresentou os assentos ejetáveis produzidos na Itália e montados na Argentina e que atendem os padrões FAR23 e as exigências especiais da Força Aérea Argentina. A Redimec também expôs o painel de instrumentos, além de outros componentes da nova aeronave em produção pela FAdeA.
Durante o encontro, foram realizados dois painéis expositivos.
O primeiro denominado “Desafios e oportunidades da indústria aeronáutica em países emergentes” , composto por Celso Luiz Rapaci – Gerente Sênior de Engenharia da EMBRAER, Leandro Bueno Melo – Gerente Sênior de Projetos também da EMBRAER, Henry Cleveland – Executivo Diretor da ENAER, Shri Arup Kumar Mallik – Gerente Geral de Marketing da empresa indiana HAL, Franco Giuggioloni – Vice-Presidente e Gerente Geral da FAdeA e Fernando Sibilla, presidente da Agência de Competitividade de Córdoba.
A segunda rodada foi denominada “O regresso ao espaço, também uma oportunidade para os países emergentes?” e foi liderado por Christian Tisot, Gerente Adjunto de Desenvolvimento de Negócios Espaciais da INVAP, Marcelo COLAZO, Gerente de Ligação Tecnológica da CONAE, e Pedro Rivas, Gerente de Projetos de Satélites, e Damian Estévez, Gerente Adjunto de Projetos de Satélites da VENG.
A presidente da Fábrica de Aeronaves Argentina, Dra. Mirta Iriondo, afirmou “este dia mostra o potencial que tem o setor industrial aeroespacial argentino, estou convencido de que, através da articulação de iniciativas público-privadas, com uma visão estratégica comum “Vamos fortalecer a nossa indústria nacional”, e acrescentou, “é aí que o Estado nacional tem um papel fundamental, utilizando instrumentos como o FONDEF, para promover o desenvolvimento da indústria de defesa ” .
Fonte: FAdeA
@FFO