FAdeA entrega um IA-63 Pampa e apresenta cockpit do Pucará Fénix. Fábrica de Aeronaves Argentina (FAdeA) entregou mais um novo jato de combate IA 63 Pampa III Bloco II para a Força Aérea Argentina (FAA). Além disso, apresentou o cockpit modernizado do bimotor IA-58 Pucará “Fénix”.
A entrega do novo IA-63 e a apresentação da cabine modernizada do Pucará Fénix foram feitas em uma cerimônia realizada nas instalações da FAdeA, em Córdoba. O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Jorge Taiana, o Comandante da Aeronáutica, General de Brigada Xavier Julián Isaac, entre outras autoridades e convidados.
IA 63 Pampa III Bloco II
A produção do novo IA 63 Pampa III Bloco II, matrícula A-710, foi possível graças ao financiamento do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF) sob o contrato plurianual para a fabricação e modernização do Sistema de Armas Pampa. A aeronave será destinada à VI Brigada Aérea, sediada na Base Aérea de Tandil, e que já opera com cinco novos Pampa III, além de uma aeronave modernizada a partir de uma célula de Pampa II.
IA-58 Pucará “Fénix”
As autoridades conheceram a cabine modernizada da aeronave IA-58 Pucará “Fénix”, que conta com novos aviônicos de comunicação e navegação e sistema de ar-condicionado. Lembrando que os testes em voo do IA-58 remotorizado foram concluídos com sucesso, e agora a FAdeA aguarda a certificação emitida pela autoridade aeronáutica DIGAMC.
Foi assinado um contrato para a aquisição de componentes estruturais para a produção de cinco IA58 Pucará Fénix de série. O projeto prevê que apenas a aeronave atual seja utilizada como plataforma de Inteligência ISR, enquanto as outras cinco manteriam sua função de ataque.
UAV para o Exército Argentino
Ainda durante o evento, foi firmada a assinatura de um contrato para a primeira de três etapas de desenvolvimento de um sistema aéreo não tripulado (UAV) de decolagem vertical para o Exército Argentino, cujo protótipo foi apresentado na cerimônia. Esta primeira fase tem por objetivo construir três aeronaves estações de operação para demonstração e testes em operações de vigilância e comunicação.
Fonte: MD Argentina
@FFO