FACh se prepara para mais uma operação no Glaciar Unión. Começará em alguns dias mais uma operação de reabertura da Estação Polar Científica Conjunta “Glaciar Unión” (EPCCGU), que contará com o suporte de aeronaves de transporte da Força Aérea Chilena (FACh). Serão utilizados dois C-130H Hércules e dois DHC-6 Twin Otter, que transportarão os integrantes da equipe científia conjunta.
Esta será a sétima edição em que as Forças Armadas e o Estado-Maior Conjunto (EMCO) apoiam o Programa Científico do Instituto Antártico Chileno (INACH) na exploração terrestre e aérea pelo interior do Continente Antártico, promovendo a presença do Chile nesta latitude. De acordo com a Lei Federal chilena, é de responsabilidade das Forças Armadas e do INACH a operação da Estação Polar considerando recursos humanos e materiais.
Cabe à FACh, em particular, exercer o Comando e Controle da Campanha Científica Polar durante as diferentes fases de planejamento e de suporte aéreo, garantindo a conexão entre as partes envolvidas, bem como realizar missões de resgate (SAR) e evacuação aeromédica (EVACAM) quando necessárias.
A Estação Polar Científica Conjunta “Glaciar Unión” está localizada a cerca de mil quilômetros do Pólo Sul e a aproximadamente seis mil quilômetros de Santiago, a capital chilena. O grupo é formado por 45 pessoas, entre cientistas e militares. Para o transporte das equipes e dos materiais, a FACh disponibilizará dois quadrimotores de transporte pesado C-130H Hércules do Grupo de Aviação Nº 10 e dois bimotores de transporte leve DHC-6 Twin Otter do Grupo de Aviação Nº 6.
“A FACh está no comando operacional e entraremos nos próximos dias com o primeiro voo transportando 12 pessoas, incluindo um glaciologista do INACH, que iniciará a preparação do acampamento na encosta Hielo Azul, com a instalação da central elétrica, colocação da tendas e da pista de neve para a operação dos DHC-6 Twin Otter”, disse o Coronel de Aviação (A) Andrés Moreira, Chefe da Estação.
A missão está dividida em quatro fases, que envolve a preparação e planejamento da operação, o transporte das equipes e materiais, a manutenção do acampamento e encerra-se com a desmontagem e retirada das pessoas e materiais do Glaciar Unión. Em todas essas fases a FACh estará atuando e coordenando.
Fonte: FACh
@FFO