FACH concluiu treinamento Campos de Gelo 2024. A Força Aérea do Chile (FACH) concluiu com sucesso o treinamento “Campos de Gelo 2024”. O objetivo foi formar tripulantes e Comandos de Aviação das Unidades Táticas das Forças Especiais (UTAFE) para atuar as próximas campanhas antárticas da Estação Polar Científica Conjunta “Glaciar Unión” e na Operação “Polar Star III”.
Duas aeronaves DHC-6 Twin Otter da IV Brigada Aérea de Punta Arenas e dois helicópteros MH-60M Black Hawk da II Brigada Aérea de Santiago do Chile, além das respectivas tripulações, bem como um grupo de efetivos da UTAFE foram destacados para o Aeródromo de Villa O’Higgins, região de Aysén.
Com duração de seis dias, a Operação começou no dia 29/09 e durou seis dias. A área de treinamento “Campos de Gelo”, fica em uma área de montanha distante aproximadamente 85 km do Aeródromo de Villa O’Higgins. No local, os militares treinaram pousos e decolagens e missões de evacuação aeromédicas em terrenos cobertos por neve e gelo.
No caso do bimotor DHC-6 Twin Otter, uma das suas vantagens é a capacidade de realizar pousos curtos em pistas não preparadas, como neve ou gelo, graças ao uso de esquis. Esse tipo de operação permite que as tripulações identifiquem áreas seguras e sem rachaduras na camada de gelo, visando futuras missões antárticas.
“As operações de treino puderam ser realizadas sem contratempos e todos os objectivos propostos na formação das tripulações tanto nos helicópteros como no Twin Otter foram alcançados”, afirmou o Comandante do Grupo, Comandante do Grupo (A) Carlos Castro, ao mesmo tempo que manifestou que “o profissionalismo das tripulações pôde ser verificado.”
As manobras realizadas são essenciais para garantir que as tripulações estejam totalmente preparadas para os desafios apresentados tanto pelas condições meteorológicas, como pelo terreno em que irão operar nas áreas remotas da Antártida.
Fonte: FACH
@FFO