FACh celebra 20 mil horas de voo dos seus F-16 Block 50. O 3º Grupo de Aviação da 1ª Brigada Aérea da Fuerza Aérea Chilena (FACh), recentemente celebrou a marca de 20 mil horas de voo alcançada pelos seus Lockheed Martin F-16C/D Block 50 Fightning Falcon. Sob a liderança do General de Brigada Aérea (A) Javier Dublé Searle, Comandante em Chefe da 1ª Brigada Aérea, uma cerimônia militar foi realizada na sede do Esquadrão para registrar o feito.
Durante a solenidade, realizada em 08 de julho, um elemento de F-16 Block 50 realizou o sobrevoo da Unidade, refletindo o cumprimento histórico da operação, cujo início remonta à chegada das duas primeiras aeronaves F-16 Block 50 em 24 de janeiro , 2006. Na ocasião, o Comandante do Grupo de Aviação nº 3, Comandante do Grupo (A) Dabor Arbunic destacou esta importante conquista Institucional e a reafirmou em suas palavras.
“Para a FACh, a chegada dos F-16 significou um grande salto, pois marcou o início da aviação de combate com meios de quarta geração. Hoje nos reunimos para comemorar 20 mil horas de operações. Por trás disso está o trabalho árduo de centenas de pessoas que realizam um trabalho de excelência todos os dias. Após essas 20 mil horas, o desempenho e a operação segura e profissional foram alcançados, o que reflete a excelência no atendimento, a capacidade de transferência de conhecimento entre gerações e o compromisso com a segurança de voo”, destacou o Comandante Arbunic.
Da mesma forma, o General Dublé referiu-se ao orgulho que este marco representa para a Instituição. “Parabenizo todos os integrantes do Grupo de Aviação nº 3, o Grupo de Manutenção nº 54 e toda a Brigada, que apoiaram este marco. Além disso, são muitas as pessoas, funcionários e Oficiais que somaram seus trabalhos de diversas áreas, para atingir essas horas de voo. Este é um marco para toda a Força Aérea Chilena, eles devem se sentir orgulhosos de tê-lo alcançado”.
Entre alguns feitos alcançados pelos F-16 Block 50, foram destacados a participação da Parada Militar em 19 de setembro de 2006 com oito aeronaves; a presença no Exercício Cruzex 2010 em Natal, no Brasil; o Exercício Combinado “Texas149° Fighter Wing” em Lackland, no Texas; a mais extensão missão de reabastecimento em voo da FACh, em novembro de 2012; e recentemente o apoio prestado na Operação Passagem de Drake em dezembro de 2019; entre outros.
Fonte: FACh
@FFO