FACh apoia campanha antártica conjunta no Glaciar Unión. O Chile encerrou em 17 de dezembro a “Campanha Científica Conjunta Polar – Glaciar Unión 2021”, com a retirada de todo o pessoal das Forças Armadas, cientistas do Instituto Antártico do Chile (INACH) e do funcionário da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC), que estiveram por quase um mês realizando a quinta versão desta expedição científica no interior do continente gelado.
A retirada das equipagens começou no dia anterior (16/12), quando dois C-130 Hércules do Grupo de Aviação Nº 10, da Força Aérea Chilena (FACh), pousaram no Glaciar Union, após um voo de cerca de sete horas e aproximadamente três mil quilômetros, desde Punta Arenas, sul do Chile.
No dia 04 de dezembro, o grupo chileno instalado no acampamento do Glaciar Unión, situado a cerca de 1.000 km do Pólo Sul, pôde acompanhar um eclipse total solar, no melhor (e único) local da Terra. As imagens foram registradas pelas câmeras e celulares dos pesquisadores e militares, conforme abaixo.
O retorno para a Base Aérea Chabunco, em Punta Arenas, aconteceu durante a madrugada, quando os C-130 trouxeram 33 pessoas da FACh, Exército e Armada Chilena, técnicos da INACH e DGAC. Eles estavam na Estação Polar Científica Conjunta desde o dia 19 de novembro. Simultaneamente aos voos dos Hércules, dois bimotores DHC-6 Twin Otter voavam do Glaciar Union para a Base Inglesa de Rothera, na Antártida.
Os C-130 do Grupo de Aviação Nº 10 realizaram quatro missões para o Glaciar Unión, sendo as duas primeiras para levar o pessoal e a carga para toda a operação, uma terceira em apoio logístico e saída de pessoal científico e, finalmente, o último voo para a retirada de todo o restante da equipe e materiais.
@FFO