FAC envia Hermes 900 para a fronteira com o Equador. A Força Aeroespacial Colombiana (FAC) começou a implantar seu veículo aéreo não tripulado (UAV) Elbit Systems Hermes 900 na fronteira com o Equador devido à crise no país vizinho, devido aos atos do cartel equatoriano.
Mais de 20 facções, com cerca de 20 mil membros, espalham o terror pelo país desde domingo, dia 7/01, em retaliação pelas duras políticas do governo. O presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou na terça-feira (9/01) a existência de um “conflito armado interno” no país, após a escalada de violência com grupos do crime organizado.
O Equador é um forte ponto de embarque de drogas, porque está imprensado entre dois grandes produtores de cocaína: Colômbia e o Peru. Em poucos anos, a experiência e a força dos cartéis mexicanos transformaram o Equador no ponto de embarque de quase um terço da cocaína que entra na Europa.
O governo qualifica 22 grupos do crime organizado como “terroristas e atores beligerantes não estatais”. Ele também ordena que as Forças Armadas façam operações militares para neutralizar esses grupos.
Homens armados de uma gangue equatoriana, que se acredita estar alinhada com o cartel mexicano Jalisco New Generation, assumiram o controle de uma estação de televisão durante uma transmissão ao vivo. Após a tomada da emissora de TV, o presidente Daniel Noboa designou 20 gangues de tráfico de drogas como grupos terroristas e autorizou os militares a “neutralizá-las”.
Os campos de coca na Colômbia também têm se aproximado da fronteira com o Equador devido à dissolução de grupos criminosos após a desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em 2016.
O Hermes 900 será implantado na Base Aérea de Apiay, no departamento de Meta. O objetivo é monitorar as ações de fronteira. Ele tem autonomia de mais de 30 horas e pode voar a uma altitude máxima de 30.000 pés, com missão principal de reconhecimento, vigilância e retransmissão de comunicações. O Hermes 900 tem envergadura de 15 m e pesa 970 kg, com capacidade de carga útil de 300 kg.
As opções de carga útil incluem sensores eletro-ópticos/infravermelhos, radar de abertura sintética/indicação de alvo em movimento no solo, comunicações e inteligência eletrônica, guerra eletrônica e sensores hiper espectrais. Em agosto de 2012, a Elbit ganhou um contrato multimilionário para fornecer uma frota mista de sistemas aéreos não tripulados Hermes 900 e Hermes 450 para a Colômbia. A FAC tem seis Hermes 450 e dois Hermes 900.
@CAS