Fabricante Britten-Norman compra Defender 4000 do MoD UK. O fabricante de aeronaves Britten-Norman anunciou que comprou do Ministério de Defesa do Reino Unido (MoD), duas aeronaves Defender 4000 (D4K), desativadas pela Royal Air Force (RAF). Essas aeronaves foram retiradas de serviço no final do mês de junho, conforme noticiamos aqui no Site da RFA.
Os bimotores Defender 4000 são derivados da conhecida versão civil BN2T-4S Islander, e até pouco tempo, foram usados pelas forças armadas do Reino Unido em operações ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento).
A versão Defender é um metro mais comprido que o seu irmão civil, portanto oferece mais espaço interno. Além disso, a sua maior envergadura possibilita abastecimento de cerca de 1.500 litros de combustível, o que lhe conferem até oito horas de autonomia, ou um alcance de mais de 1.800 quilômetros. Os motores aprimorados Rolls Royce Modelo 250 B17F de 400 SHP cada, maximizam a sua performance operacional, oferecendo a capacidade de decolagem com o peso máximo de aproximadamente 3.900 quilos.
Conhecido pelas excelentes características de operações de pousos e decolagens em pistas curtas e não preparadas (STOL – Short Take Off and Landing), a Britten-Norman pretende revisá-los e vendê-los para o mercado civil. Os operadores comerciais poderão utilizá-los no transporte de passageiros ou cargas, evacuação aeromédica, vigilância aérea, operações de segurança pública e inteligência.
“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de adquirir essas aeronaves e esperamos dar a elas uma nova vida. A oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a DESA [ Defence Equipment Sales Authority ] em benefícios mútuos em quaisquer vendas é um bônus adicional. O BN2T-4S Islander oferece uma capacidade diferenciada para os nossos clientes As aeronaves mantém muitas das características STOL do Islander, ao mesmo tempo que oferece uma cabine maior para maior conforto dos passageiros. Houve interesse inicial por clientes em potencial na configuração da linha aérea, bem como para policiamento. Já iniciamos a conversão da aeronave para o registro civil e posterior venda”, disse William Hynett, CEO da Britten-Norman.
Fonte: Britten-Norman