• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Fábrica de mísseis Kh-59 da Rússia é danificada por drones ucranianos

30 de janeiro de 2025
Fábrica de mísseis Kh-59 da Rússia é danificada por drones ucranianos. Foto: via X.

Fábrica de mísseis Kh-59 da Rússia é danificada por drones ucranianos. As forças armadas ucranianas atacaram a fábrica de aviação de Smolensk, na Rússia, na noite de 21/01. Pelo menos um dos prédios da fábrica foi atingido e supostamente danificado. A fábrica produz mísseis de cruzeiro ar-superfície Kh-59 (OTAN AS-13 ‘Kingbolt’).

“Drones de ataque ucranianos atingiram e danificaram com sucesso a fábrica de aviação de Smolensk, na Rússia, que produz mísseis de cruzeiro de curto alcance Kh-59. Pelo menos uma oficina da fábrica foi incendiada”, relatou a OSINTtechnical na rede social X em um vídeo postado.

Fábrica de mísseis Kh-59 da Rússia é danificada por drones ucranianos. Foto de um dos prédios da Smolensk Aviation Plant em chamas, na noite de 21/01. Foto: via X/OSINTtechnical.

O míssil Kh-59, uma pedra angular da capacidade ofensiva de precisão da Rússia, é projetado para atingir ativos fixos ou em movimento, variando de infraestrutura a embarcações navais. Sua integração em múltiplas plataformas ressalta a ênfase da Rússia em aumentar o alcance e a letalidade de suas aeronaves táticas e estratégicas.

Entre suas plataformas primárias, o Sukhoi Su-24, Su-30, Su-34, Su-35, Su-57, Tu-22M e MiG-29. Consegue empregar o Kh-59 em missões de penetração profunda contra alvos de alto valor. Esta potência bimotora é crucial para a força aérea da Rússia, equilibrando a superioridade aérea e os papéis de ataque ao solo.

Localização da Smolensk Aviation Plant.
Localização da Smolensk Aviation Plant.

A Smolensk Aviation Plant se destaca como uma planta central do setor de fabricação de defesa da Rússia, renomada por sua produção de sistemas de mísseis avançados que reforçam as capacidades militares do país. Localizada na cidade de Smolensk, esta instalação evoluiu de suas origens no início do século XX para se tornar um centro crítico para o desenvolvimento e montagem de uma ampla gama de munições guiadas de precisão.

Junto com o Kh-59, a planta produz o Kh-38, um sistema de mísseis modular moderno com várias opções de ogivas adaptadas para diferentes perfis de missão. O Kh-29, outro item básico na linha de produção da planta. A planta também fabrica o míssil antinavio Kh-35.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login