Segundo declaração do Presidente Jair Bolsonaro, feita nesta noite, em suas redes sociais, a Força Aérea Brasileira (FAB) irá receber dois Airbus A330 em breve usados que deverão ser empregados pelo 2º/2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) sediado na Ala 11 no Rio de Janeiro (Galeão).
As aeronaves vem para substituir o Boeing KC-767 FAB 2900 que foi arrendado em 2016 e devolvido em 2018. A chegada destas aeronaves além de permitir que o Esquadrão Corsário volte a ativa, também irá suprir uma lacuna importante, a de ter uma aeronave de transporte pesado de longo curso para não só atender as demandas operacionais da FAB, mas do país.
Um dos principias objetivo da aquisição dos A330 é auxiliar nas ações de apoio as ações de combate a COVID. Não foi divulgado se serão aeronaves comerciais – como foi o caso do KC-767, adaptadas para a missão ou uma compra de oportunidade de dois A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), vindas por exemplo, da Air Tanker.
Segundo o Presidente, as aeronaves serão adquiridas utilizando a verba dos acordos de leniência da Lava Jato (R$ 500 milhões) provenientes do Rio de Janeiro.
@CAS