FAB vai desativar todos os R-35AM e deixa futuro incerto para o 1°/6° GAV. No último dia 03 de novembro, o Estado Maior da Aeronáutica (EMAER) publicou a Portaria Nº 75/4SC1 assinada pelo Ten Brig Ar Marcelo Kanitz Damasceno, aprovando a desativação das aeronaves R-35AM do 1°/6° GAV – Esquadrão Carcará. Sem informar os detalhes da aposentadoria dos bimotores Learjet, comenta-se extra oficialmente que a dificuldade de suporte técnico, escassez de peças de reposição no mercado, aliadas as idades avançadas das células, estariam entre os principais motivos para a retirada de serviço dos jatos.
Atualmente o 1°/6° GAV opera três R-35AM, todas células fabricadas no final dos anos 1980 e entregues originalmente para o Grupo de Transporte Especial (GTE).
Em 1987 a Força Aérea Brasileira (FAB) encomendou 12 Gates Learjet 35A para a fabricante, sendo nove VU-35A (FAB 270 à 2718) destinados para o Grupo de Transporte Especial (GTE) e três R-35A (FAB 6000 à 6002) para o 1°/6° GAV – Esquadrão Carcará.
Em 2011 três células (FAB 2710, 2712 e 2713) foram foram repassados para o Esquadrão Carcará, onde receberam as matrículas FAB 6003, 6004 e 6005 respectivamente. Essas aeronaves foram altamente modificadas para o padrão R-35AM, onde receberam equipamentos especializados e radares Thales DR-3000 Mk.2B, para cumprir as missões de Guerra Eletrônica e Reconhecimento. Os R-35A (originais) e R-35AM (modernizados) operaram concomitantemente até o ano passado, quando os três “Alpha” originais foram aposentados, conforme noticiamos aqui.
Futuro do Esquadrão Carcará
Com a aposentadoria da frota de R-35AM, espera-se que o tradicional 1°/6° GAV – Esquadrão Carcará também seja desativado.
O Esquadrão Carcará tem a sua origem no Centro de Treinamento de Quadrimotores (CTQ), criado em 24 de janeiro de 1951, e equipado com as famosas B-17 “Fortalezas Voadoras”. Em 25 de setembro de 1953 o CTQ deu lugar ao Sexto Grupo de Aviação, que teve a responsabilidade de realizar missões SAR (1°/6° GAV) e Reconhecimento Fotográfico (2°/6° GAV). Em dezembro de 1968 o 2°/6° GAV foi desativado e as B-17 deram lugar aos C-130E Hércules nas missões de Busca e Resgate.
Em 20 de agosto de 1977, o 1°/6° GAV recebeu os primeiros Embraer R-95 Bandeirante de Reconhecimento. Em 1987, o Esquadrão Carcará entrou na era do jato com a chegada dos R-35A Learjet, especializados na Missão de Reconhecimento Fotográfico. Desta forma, os C-130E, bem com a missão SAR, foram repassadas para o 1º GTT.
Em dezembro de 2010 os R-95 Bandeirante foram desativados, e no ano seguinte o Esquadrão Carcará recebeu os três R-35AM modernizados para missão de Reconhecimento Eletrônico. Desde a sua fundação o 1º/6º GAV esteve sediado na Base Aérea do Recife/PE, e em janeiro de 2017, a unidade mudou para a Base Aérea de Anápolis/GO, onde encontra-se até o momento.
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