FAB transporta purificadores de água e medicamentos para o Oriente Médio. Partiu para o Oriente Médio ontem (16/10), mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) em missão humanitária de repatriação de brasileiros retidos em meio a guerra em Israel. A aeronave, o Airbus C-30 matrícula 2901, decolou da Base Aérea do Galeão (RJ), inicialmente com destino à Roma, na Itália, onde aguardará a autorização para seguir até Tel Aviv, em Israel.
Neste voo segue mais um lote de assistência humanitária para a população do Oriente Médio afetada pela guerra. Foram enviados 35 purificadores de água e dois kits com 48 itens de insumos de saúde e medicamentos. Os kits são compostos por anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas, e podem atender até três mil pessoas ao longo de um mês.
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que os hospitais na Faixa de Gaza enfrentam escassez aguda de suprimentos médicos, interrupção do fornecimento de eletricidade e água. Os danos causados às infraestruturas de água e saneamento e a superlotação nos assentamentos humanos aumentam o risco de surtos de doenças.
O material será deixado em Roma, onde já estão outros cinco purificadores transportados no Embraer VC-2 (matrícula 2591) do Grupo de Transporte Especial (GTE), que está na capital italiana desde sexta-feira (13/10). Os 40 purificadores enviados pelo governo brasileiro seguirão em breve para o Egito e, posteriormente, para a Faixa de Gaza, onde poderão tratar mais de 220 mil litros por dia.
O retorno do Airbus C-30 de Tel Aviv para o Brasil está previsto para quarta-feira (18/10), enquanto o VC-2 permanece aguardando um autorização para seguir até o Egito.
Fonte: Presidência da República
@FFO