A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou em 05 de março, o transporte de 16 pacientes infectados pela COVID-19 que estavam internados, na rede pública e privada de saúde, no estado de Rondônia. Uma aeronave C-99 (FAB 2524), operada pelo 1º/2º GT – Esquadrão Condor, foi adaptada para receber os pacientes para a cidade do Rio de Janeiro (RJ). A decolagem ocorreu da Base Aérea de Porto Velho com destino a Base Aérea do Galeão, por voltas das 13h30, horário de Brasília.
A ação integra a Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa que, nesta etapa, visa realizar o transporte de pacientes infectados pelo novo Coronavírus até localidades com leitos disponíveis. Para o tripulante, Sargento Rafael Mathias Coelho dos Santos, é gratificante contribuir para o País nesse momento de pandemia. “Tenho a honra em ajudar a nação, dando apoio às Secretarias de Saúde. Anteriormente, estávamos participando da Operação COVID-19 na Base Aérea de Manaus, onde transportamos mais de 500 pacientes da capital manauara e da cidade de Boa Vista para outros destinos. Posso dizer, por mim e por todos os meus companheiros, que é uma emoção participar dessa missão e ajudar a salvar vidas”, comentou.
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.
@FFO