Em 22 de março, um C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB), operado pelo 1º/9ºGAV – Esquadrão Arara, transportou de Manaus (AM) para Natal (RN), 70 concentradores de oxigênio, pesando 2.130 quilos. Os equipamentos serão usados como alternativa aos cilindros, uma vez que sua função é manter os níveis de oxigênio dos pacientes acima de 90%. Os insumos foram fornecidos pelo Governo do Amazonas, com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Defesa (MD).
A aeronave, matrícula FAB 2800, decolou às 14h10 (horário de Brasília), e após aproximadamente sete horas de voo, o C-105 Amazonas pousou na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN), por volta das 21 horas.
De acordo com a Coordenadora de Administração e Infraestrutura da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Francisca Zilmar de Oliveira Fernandes, os concentradores serão distribuídos a 12 municípios do Estado, incluindo Natal. “Nesse momento de crise que estamos vivendo, principalmente pela dificuldade logística para abastecer os municípios, os equipamentos chegam em boa hora”, disse.
A Superintendente Regional do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Midya Emily Gurgel de Souza Targino, explica que a Organização tem atuado na integração de entidades e do poder público na tentativa de facilitar a aquisição de equipamentos necessários ao tratamento da COVID-19. “Essa ação é uma forma do Governo do Amazonas demonstrar gratidão ao estado do Rio Grande do Norte, visto que já que recebemos em nosso estado 55 pacientes amazonenses, que foram tratados e alguns já retornaram aos seus lares”, afirmou.
Operação COVID-19
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) que está permanentemente ativado, a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.
@FFO