FAB transporta brasileiros e estrangeiros da Turquia para o Brasil. No último sábado (09/02), chegaram ao Brasil 17 pessoas (nove brasileiros e oito estrangeiros) procedentes da Turquia. Eles foram transportados pelo Airbus C-30 do 2º/2º GT “Esquadrão Corsário” da Força Aérea Brasileira (FAB), em um dos voos mais longos da história de aviação de transporte militar brasileira.
O Airbus C-30, matrícula FAB 2901, levou do Brasil para a Turquia, 42 profissionais entre bombeiros, médicos e de Defesa Civil, além de cerca de 10 toneladas de suprimentos, com o objetivo de prestar apoio humanitário às vítimas do forte terremoto que atingiu a região nos últimos dias (detalhes aqui).
Em uma ação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, Embaixada e Consulado do Brasil na Turquia, foi possível transportar essas 17 pessoas no voo de retorno do C-30. A Conselheira Fabiana Arazini explicou detalhes da movimentação para levar os brasileiros e estrangeiros para o Brasil. “A operação contou com a ajuda de outros brasileiros e turcos envolvidos, que têm pessoas na região e que puderam dar apoio, principalmente com o transporte dessas pessoas para a área afetada, que é muito difícil o acesso”.
Durante o voo, muitas histórias foram compartilhadas, principalmente sobre a tragédia que vitimou milhares de pessoas na região que divide os países Turquia e Síria. “Encontramos um taxista, pedimos para ele correr para o aeroporto, que iria ser nossa área de escape, pois naquele momento era o único ponto em que poderíamos sair de lá. Pegamos um trânsito caótico, todo mundo querendo ir embora, os postos de gasolina abarrotados, em uma cidade que não falava português. Então, eu pego o meu celular, vou filmar o congestionamento e, na hora em que viro, olho para o veículo do lado e, na placa, está escrito o nome da minha falecida mãe, Carmem. Tenho certeza de que foi ela que olhou por mim do lugar onde ele está”, narrou o Marcelo Filipini, um dos passageiros do FAB 2901.
“Quando eu entendi que aquela situação não era habitual, comecei a gritar para meu marido e meu filho acordarem. Então, arranquei o meu filho do berço, dei na mão do meu marido e falei: corre, que isso é um terremoto. Salva a vida dele! Me deixa, vai na frente com ele! E foi só o tempo da gente sair de casa. Quando saímos de casa, nós vimos nossa casa desabar. Nós perdemos tudo!”, contou Fernanda Lima, grávida, e ainda em choque.
Capacidade estratégica
A FAB conta com dois C-30 (designação militar na FAB do Airbus A330-200), uma aeronave de grande porte, que se demonstra extremamente estratégica para o Brasil, especialmente em missões de transporte de longa distância. Com capacidade para até 238 passageiros, o C-30 pode atuar em missões de apoio logístico, evacuação aeromédica e ações humanitárias, entre outras.
Fonte: FAB
@FFO