• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB resgata tripulantes de um R-44 desaparecido no Pará

10 de setembro de 2020
A FAB empregou um SC-105 do Esquadrão Pelicano nas buscas (Foto: FAB).

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram missão de Busca e Salvamento na região amazônica, na madrugada desta terça-feira – 08 de setembro. O SC-105 Amazonas FAB 6551, do 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano realizou as buscas na área do município de Itaituba/PA, onde localizou piloto e os passageiros do helicóptero Robinson R-44 matrícula PP-BLU, considerada desaparecida. Após a localização da aeronave, um H-60L Black Hawk do 7°/8° GAV – Esquadrão Harpia, foi enviado para realizar o resgate dos tripulantes.

Helicóptero H-60L do 7º/8º GAV durante as buscas (Foto: FAB).

O Robinson R44, que decolou da cidade de Jacareacanga/PA, ficou sem comunicação após um pouso de precaução em um banco de areia do Rio Tapajós. O SALVAERO Amazônico, unidade da FAB responsável por coordenar as buscas aéreas na região, foi acionado na segunda-feira (07 de setembro), sobre o desaparecimento da aeronave e acionou os os meios de busca e resgate. Os tripulantes foram levados em boas condições para os seus familiares em Itaituba/PA.

O Comandante do Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, explicou que a tripulação utilizou 100% da capacidade tecnológica para conseguir realizar as buscas. Os militares usaram óculos de visão noturna (NVG – Night Vision Goggles) e o sistema eletro-óptico infravermelho da aeronave com câmera FLIR (Forward Looking Infra-Red).

“Cumprir esse desafio com o uso desses recursos é mais um grande marco para nossa história. Para nós, é uma honra continuar salvando vidas”, acrescentou.

Local do resgate do R-44 PP-BLU (Foto: FAB).

O Comandante do Esquadrão Harpia, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Ell Pereira, disse que esse acionamento representa a alta capacidade de pronta-reposta da FAB.

“Mesmo em condições adversas, as tripulações conseguiram concluir a missão com êxito, utilizando o sistema NVG. Demonstramos, mais uma vez, que estamos sempre prontos para salvar vidas”, acrescentou.

Infográfico da Operação SAR (Crédito: FAB).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login