FAB repassa seu único Learjet 55C para o governo do Mato Grosso do Sul. Recentemente a Força Aérea Brasileira (FAB) se desfez do seu único jato executivo Learjet 55C. A história dessa aeronave na frota da FAB começou há mais de 25 anos e se encerrou formalmente no início deste ano de 2024, quando foi entregue para o Estado do Mato Grosso do Sul.
Em 1997 o governo federal interviu no então Banco Bamerindus, confiscando parte do seu patrimônio, entre eles o jato executivo Learjet 55C matriculado PT-OCA (número de série 140) fabricado em 1989. Em junho de 1998 ele foi oficialmente entregue para o Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB, onde recebeu a designação VU-55 e a matrícula militar FAB 6100.
Com a padronização da frota do GTE com aeronaves da Embraer, em 2012 o FAB 6100 foi transferido para o 6º ETA “Esquadrão Guará”. Pouco mais de um ano depois, em 2013, ele foi retirado de operação e enviado para o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais (PAMA-LS), onde passaria por uma inspeção de grande porte programada.
Como se tratava de um modelo único na frota da FAB, e com apenas 147 unidades fabricadas entre 1989 e 1993, o Comando da Aeronáutica optou por terceirizar a revisão do Learjet 55C afim de viabilizar os trabalhos e reduzir custos. Mesmo assim, questões licitatórias, técnicas e logísticas, atrasaram o tempo de parada da aeronave que ficou fora de serviço por quase cinco anos.
Depois de aproximadamente oito meses em revisão, que foi realizada por uma empresa especializada no hangar do PAMA-LS, em 14 de novembro de 2018 o FAB 6100 retornou oficialmente para a frota do 6º ETA, com a designação U-55C e uma nova pintura no padrão de camuflagem cinza tático.
Cumprindo um cronograma de gerenciamento de frota, em meados de 2020 a FAB retirou de serviço os últimos jatos modelo Learjet, o que incluiu o 6100 que havia parado alguns meses antes. Ele foi mantido em estado de preservação na sede do Esquadrão Guará, na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal, aguardando um novo destino.
Depois de pouco mais de três anos sem voar, em 14 de janeiro de 2024, o único LR55C da FAB deixou a Capital Federal com destino ao Aeroporto de Santa Maria (SSKG), nos arredores de Campo Grande (MS).
Ostentando a matrícula civil PS-JSO e a pintura básica da FAB, o jato agora será usado pela Coordenadoria de Transporte Aéreo do Mato Grosso do Sul (CTA), órgão subordinado à Casa Militar Estadual e responsável por gerenciar a frota de aeronaves do governo sul-matogrossense.
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