FAB recebeu o 13º helicóptero H-36 Caracal. A Força Aérea Brasileira (FAB) incorporou o décimo terceiro helicóptero Airbus H225M. A nova aeronave foi adquirida sob o Programa H-XBR do Ministério da Defesa, que prevê a compra de 47 novos H225M para a Marinha, Exército e Aeronáutica.
O novo H225M, designado militarmente pela FAB como H-36 Caracal, recebeu a matrícula FAB 8522. Ele é montado pela empresa brasileira Helibras, parte do Grupo Airbus, e cuja sede fica em Itajubá (MG).
Destinada ao Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) “Esquadrão Falcão”, sediado na Base Aérea de Natal (RN), o FAB 8522 foi recebido com a sonda do sistema de reabastecimento em voo instalado. Ele foi o primeiro entregue com essa capacidade, que irá permitir ampliar a capacidade de atuação da aeronave.
Além disso, o “Falcão 22” está equipado com um moderno sistema de autodefesa EWS (Electronic Warfare System), capaz de detectar mísseis guiados e acionar os dispensadores de chaff e flare, para desviar o armamento inimigo.
“Esse recebimento demonstra o compromisso contínuo da FAB em modernizar sua frota e manter um alto padrão de prontidão operacional, garantindo a capacidade de resposta rápida e efetiva em emergências e nas operações militares de defesa do país”, pontuou o Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
Com essa aeronave, a FAB totaliza o recebimento de 13 H-36 Caracal, com a previsão de receber mais duas unidades em 2024 e 2025.
Fonte: FAB
@FFO