FAB receberá simulador dos caças Saab Gripen. Dentro de algumas semanas, a empresa sueca Saab deverá entregar um simulador de voo do caça Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). O equipamento será transportado da Europa para o Brasil por uma companhia aérea cargueira contratada.
Sem muitos detalhes conhecidos, sabe-se apenas que o transporte será por via aérea com destino provavelmente para São Paulo ou Brasília, de onde o equipamento será levado para a Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”.
O 1º GDA se prepara para receber os primeiro caças F-39E Gripen, que estão desde 06 de abril nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Conforme noticiamos, essas aeronaves (matrículas FAB 4101 e FAB 4102), chegaram ao país a bordo de um navio cargueiro em 04 de abril.
A Força Aérea Brasileira tem um pedido firme para 40 caças Saab Gripen E que, irão compor duas unidades de caça, sendo a primeira o Esquadrão Jaguar, de Anápolis. O planejamento para a aquisição do segundo lote, com 26 jatos, está sendo trabalhado pelo Comando da Aeronáutica. Assim, a frota completa seria composta por 66 F-39E/F, formando a primeira linha da defesa aérea do Brasil pelos próximos anos.
O simulador que será recebido pelo 1º GDA, servirá para formar os primeiros pilotos de F-39 no Brasil, além de manter a proficiência e o adestramento dos tripulantes do caça sueco.
@FFO