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FAB receberá quatro F-39E Gripen em 2022

4 de outubro de 2021
FAB receberá quatro F-39E Gripen em 2022. O FAB 4101 visto na fase final de montagem em Linköping (Foto: Saab).
FAB receberá quatro F-39E Gripen em 2022. O FAB 4101 visto na fase final de montagem em Linköping (Foto: Saab).

FAB receberá quatro F-39E Gripen em 2022. Apesar de originalmente terem sido planejados para ser entregues até o final deste ano, a Saab confirmou que os quatro primeiros Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB) serão, de fato, entregues no primeiro semestre de 2022, entrando em serviço no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Ala 2, em Anápolis até o meio do ano que vem.

Atualmente quatro F-39E de série, matriculados 4101, 4102, 4103 e 4104 destinados a FAB estão em diferentes fases de finalização na fábrica da Saab em Linköping. Dois deles serão embarcados até dezembro em um navio da Suécia para o Brasil, com previsão de chegada em janeiro de 2022. Ao chegarem ao Brasil, eles serão levados em voo para a planta da Embraer, em Gavião Peixoto, onde serão testados e avaliados por pilotos e técnicos da FAB, Embraer e Saab, visando obter a certificação militar de tipo, passo que antecede a entrada em serviço no 1º GDA.

Ela será concedida pela Inspetoria de Segurança da Aviação Militar da Suécia e pelo Instituto de Fomento e Coordenação industrial, órgão militar subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), provavelmente no 1º semestre do ano que vem. Outro dois devem ser enviados em março ao Brasil e pelo cronograma, serão levados em voo para Anápolis, para iniciar a familiarização em solo. Todos devem estar em Anápolis até o final do primeiro semestre de 2022.

O cronograma original previa a entrega dos quatro F-39E até o final do ano. Porém, alguns atrasos e adequações precisaram ser feitas adiando a entrega. Além disto, ainda não há um curso de Gripen E na FAB. Os pilotos da FAB voaram na Suécia o Gripen C/D, que tem aviônicos e sistemas diferentes. Será necessário criar um curso específico para formar os novos pilotos, isto é, converter os pilotos já solo no Gripen C para o Gripen E. Algo que deverá ser efetivado em 2022.

@CAS

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