FAB receberá oficialmente 4 F-39E esta semana. A Força Aérea Brasileira (FAB) irá receber oficialmente esta semana em Linköping – Suécia, os primeiros quatro Saab Gripen E, em uma cerimônia que contará com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, entre outras autoridades.
O evento marcará não só entrega oficial dos primeiro F-39E à FAB – como foi designado o Gripen E no Brasil, mas também marca recebimento pelo primeiro operador mundial do caça da Saab. As aeronaves entregues na Suécia chegarão por via marítima no primeiro semestre de 2022, entrando em serviço no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) na Ala 2, em Anápolis até a metade do ano que vem.
Atualmente quatro F-39E de série, matriculados 4101, 4102, 4103 e 4104 destinados à FAB estão prontos na fábrica da Saab, em Linköping. Dois deles serão embarcados até o final de dezembro em um navio da Suécia para o Brasil, com previsão de chegada em janeiro de 2022. Ao chegarem no País, eles serão levados em voo para a planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde serão testados e avaliados por pilotos e técnicos da FAB, Embraer e Saab, visando obter a certificação militar de tipo, passo que antecederá a entrada em serviço no 1º GDA. Os demais seguem em janeiro de 2022, também por via marítima para o Brasil.
O cronograma original previa a entrega dos quatro F-39E até o final do ano. Porém, alguns atrasos e adequações precisaram ser feitas adiando a entrega. Além disto, ainda não há um curso de Gripen E na FAB. Os pilotos da FAB voaram na Suécia o Gripen C/D, que tem aviônicos e sistemas diferentes. Será necessário criar um curso específico para formar os novos pilotos, isto é, converter os tripulantes que “solaram” o Gripen C para a nova versão “E”, o que deverá ser concluído em 2022.
@CAS