

FAB receberá nas próximas semanas novo caça Saab Gripen E. Nos próximos dias um navio mercante deverá partir de Norrköping, na Suécia, em direção ao porto de Navegantes, em Santa Catarina, trazendo mais um caça Saab Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). Será a sétima operação marítima deste tipo desde 2020.

Conforme os dados dos sites de monitoração naval, o navio de carga de bandeira holandesa MV Fagelgracht aportará hoje (21/05) em Norrköping. A embarcação pertence à empresa de navegação Spliethoff, que foi responsável por cinco operações anteriores de transporte dos caças para o Brasil.

A informação foi inicialmente divulgada pelo site Aviação em Floripa. Ainda não há posicionamento oficial das autoridades sobre a operação, bem como a quantidade de caças que estará a bordo do MV Fagelgracht. De acordo com alguns contatos que fizemos, há grande possibilidade da embarcação transportar apenas uma aeronave, a qual teria a matrícula FAB 4110.
O FAB 4110 é o último Gripen E a ser montado na Suécia, que a partir de agora, só fabricará os Gripen F. Os demais 15 Gripen E serão todos montados Gavião Peixoto–SP, na fábrica da Embraer.
Além da entrega desta aeronave vinda da Suécia, a FAB deverá receber no próximo mês de novembro o primeiro F-39E produzido pela Embraer em GPX, dando início efetivo às entregas dos caças produzidos no Brasil. O primeiro deles deve ser entregue em novembro será o 4109 e outros dois em 2026 serão o 4112 e 4112.

Originalmente a FAB encomendou 36 caças Gripen E/F, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022, foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E, que não foi confirmado (assinado). Parte destes caças serão produzidos na unidade da Saab/Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, por um acordo firmado entre a Saab e o governo brasileiro.

Até o momento, a FAB recebeu nove F-39 Gripen E, incluindo uma aeronave usada para testes (FAB 4100). Todos os Gripen E são operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
Resumo das entregas dos caças Saab Gripen E para a FAB:
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO