FAB recebe seus primeiros Gripen E! Em um momento histórico, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, acaba de receber em Linköping, na Suécia, os primeiros quatro Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira, que no ano que vem, reequiparão o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) sediado em Anápolis na Ala 2.
A FAB não recebia aeronaves de caça a jato novas desde a incorporação dos Embraer A-1 em 1989 ao 1º/16º GAV, o que faz desde dia 24 de novembro não só uma data importante, mas significativa para a história da nossa Força Aérea, pois marca um novo ciclo para a Aviação de Caça.
Foram entregues hoje os F-39E FAB 4101, 4102, 4103 e 4104. Dois deles serão embarcados até o final de dezembro em um navio da Suécia para o Brasil, com previsão de chegada em janeiro de 2022. Ao chegarem ao País, eles serão levados em voo para a planta da Embraer, em Gavião Peixoto/SP, onde serão testados e avaliados por pilotos e técnicos da FAB, Embraer e Saab, visando obter a certificação militar de tipo, passo que antecederá a entrada em serviço no 1º GDA. Os demais seguem em janeiro de 2022, também por via marítima para o Brasil.
A chegada dos F-39E em 2022 vai mudar completamente o posicionamento geopolítico do Brasil no que diz respeito a sua capacidade dissuasória. Os F-39E do 1º GDA ampliarão os horizontes da FAB, inserindo a Aviação de Caça um um novo e moderno conceito operacional. Ao todo a FAB adquiriu 36 Gripen E/F sendo 28 Gripen E (F-39E) e oito Gripen F (F-39F).
@CAS