Em 28 de janeiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) reativou o Sexto COMAR – Comando Aéreo Planalto, em Brasília (DF). A cerimônia foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo. Na solenidade, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidiu o ato de assunção do cargo de Comandante do VI COMAR do Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa.
Estiveram presentes na cerimônia o também Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; além de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.
A reativação do VI COMAR tem o intuito de consolidar as modificações na estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica (COMAER), com atividades focadas na supervisão, coordenação e controle, na sua área de jurisdição, bem como na gestão administrativa das Organizações Militares subordinadas, por meio de indicadores de desempenho regionais e de tendência, de maneira a mensurar o alcance dos objetivos estratégicos e metas correspondentes.
O Tenente-Brigadeiro Joseli ressaltou a necessidade da reativação do VI COMAR. “Vejo a importância de o Comandante ter um representante para tratar com qualquer dos setores da sociedade. Acredito ser de suma importância a reativação desses Comandos Aéreos para a nossa Força Aérea Brasileira”, destaca o Oficial-General.
O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Crepaldi, lembrou da criação do COMAR e de sua principal missão. “Esta Organização vem com a missão de resgatar a referência e a representatividade do Comando da Aeronáutica no nível regional, além de assegurar a qualidade das atividades de apoio administrativo das organizações subordinadas, de modo a fornecer o completo apoio administrativo para o cumprimento da missão”, salienta.
O Brigadeiro Mário, que assumiu o Comando do VI COMAR, comentou sobre o trabalho a ser desenvolvido. “A emoção é grande e uma responsabilidade enorme, de representar o Comandante e fazer a supervisão das suas Unidades sediadas, quais sejam as Bases Aéreas de Brasília, de Anápolis, suas Prefeituras e os Grupamentos de Apoio (GAP)”, finaliza.
@FFO