FAB reativa a Base Aérea do Recife. A Força Aérea Brasileira está reativando a Base Aérea do Recife (BARF), em Pernambuco, pouco menos de um ano após ela ter sido desativada, em virtude de não ter mais unidades aéreas sediadas.
A BARF foi desativada oficialmente em pela portaria do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) GC3 n°1475 de 11 de julho de 2024. Em 24 de julho de 2024, no exato dia em que completava 83 anos, foi realizada a cerimônia de desativação. A decisão foi tomada devido à redução significativa nas atividades desenvolvidas na base e visa otimizar recursos e eficiência administrativa. A BARF deixou de ter unidades sediadas desde janeiro de 2018, quando o 2º ETA foi transferido para Natal.
As atividades da BARF foram distribuídas entre o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) e o Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF).
No dia 2 de julho de 2025, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe uma portaria do GABAER GC3 n°1010, informando que a BARF estava sendo reativada, com a finalidade de apoiar as Organizações Militares lá sediadas e apoiar as unidades em trânsito.
Ela será subordinada ao CINDACTA III, que por sua vez é subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). BARF segue os mesmos passos da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), sendo subordinada ao CINDACTA II. A BAFL estava sem unidades aéreas sediadas desde que o 2º/7º GAV foi transferido para Canoas (BACO) em fevereiro de 2017.
No caso de Florianópolis, a incorporação ao DECEA visa o projeto de concentração dos Centros de Controles de Aproximações (APP) Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre (AAP Sul), objetivando aprimorar a segurança da navegação aérea, a eficiência operacional e a integração tecnológica (saiba mais sobre esse projeto aqui). A expectativa é que a mudança permita um gerenciamento mais eficiente de mais de 200 mil tráfegos aéreos por ano.
A incorporação da BARF pelo DECEA, evidencia que ela seguirá o mesmo caminho da BAFL, condensando APPs da região nordeste (APP Nordeste). É provável que ela seja reativada em uma cerimônia militar em 24 de julho, data dos 84 anos de criação.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS