• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB reativa a Base Aérea do Recife

5 de julho de 2025
FAB reativa a Base Aérea do Recife. Foto FAB.

FAB reativa a Base Aérea do Recife. A Força Aérea Brasileira está reativando a Base Aérea do Recife (BARF), em Pernambuco, pouco menos de um ano após ela ter sido desativada, em virtude de não ter mais unidades aéreas sediadas.

A BARF foi desativada oficialmente em pela portaria do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) GC3 n°1475 de 11 de julho de 2024. Em 24 de julho de 2024, no exato dia em que completava 83 anos, foi realizada a cerimônia de desativação. A decisão foi tomada devido à redução significativa nas atividades desenvolvidas na base e visa otimizar recursos e eficiência administrativa. A BARF deixou de ter unidades sediadas desde janeiro de 2018, quando o 2º ETA foi transferido para Natal.

Diário Oficial da União 11 de Julho de 2024. Desativação da BARF.
Diário Oficial da União 11 de Julho de 2024. Desativação da BARF.

As atividades da BARF foram distribuídas entre o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) e o Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF). 

No dia 2 de julho de 2025, o Diário Oficial da União (DOU) trouxe uma portaria do GABAER GC3 n°1010, informando que a BARF estava sendo reativada, com a finalidade de apoiar as Organizações Militares lá sediadas e apoiar as unidades em trânsito.

Ela será subordinada ao CINDACTA III, que por sua vez é subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). BARF segue os mesmos passos da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), sendo subordinada ao CINDACTA II. A BAFL estava sem unidades aéreas sediadas desde que o 2º/7º GAV foi transferido para Canoas (BACO) em fevereiro de 2017.

No caso de Florianópolis, a incorporação ao DECEA visa o projeto de concentração dos Centros de Controles de Aproximações (APP) Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre (AAP Sul), objetivando aprimorar a segurança da navegação aérea, a eficiência operacional e a integração tecnológica (saiba mais sobre esse projeto aqui). A expectativa é que a mudança permita um gerenciamento mais eficiente de mais de 200 mil tráfegos aéreos por ano.

A incorporação da BARF pelo DECEA, evidencia que ela seguirá o mesmo caminho da BAFL, condensando APPs da região nordeste (APP Nordeste). É provável que ela seja reativada em uma cerimônia militar em 24 de julho, data dos 84 anos de criação.

Diário Oficial da União 2 de Julho de 2025. Reativação da BARF.
Diário Oficial da União 2 de Julho de 2025. Reativação da BARF.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login