FAB realizou treinamento REVO no Rio Grande do Sul. A Base Aérea de Canoas (RS), realizou entre os dias 03 e 14/04, o Exercício Técnico REVO-CAÇA 2023, que teve como objetivo o treinamento e capacitação dos Esquadrões envolvidos no Reabastecimento em Voo (REVO). O treinamento objetivou adestrar pilotos e equipagens às peculiaridades desse tipo de missão, além de otimizar a capacidade de operação da FAB, permitindo uma atuação mais rápida e eficiente em todo o território nacional.
Participaram do Exercício Técnico REVO-CAÇA 2023, os caças F-5M do 1º/14º GAV “Esquadrão Pampa”, de Canoas (RS); e do 1º GAVCA “Esquadrão Jambock” de Santa Cruz (RJ); jatos de ataque A-1M do 1º/10º GAV “Esquadrão Poker” e do 3º/10º GAV “Esquadrão Centauro”, ambos de Santa Maria (RS); além do avião-tanque (reabastecedor) KC-390 do 1º/1° GT “Esquadrão Gordo”, da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).
O Capitão Aviador Felipe Macedo da Cruz, piloto do KC-390, explicou que antes dos voos são realizados briefings envolvendo todos os pilotos da missão, além dos controladores de tráfego aéreo da região. “Para haver o reabastecimento, é selecionada uma área reservada para a atividade e são acertados os procedimentos durante o voo, tanto em situações normais quanto em possíveis emergências”, explicou.
Em voo, os pilotos dos caças (“caçadores”) são vetorados pelo Controlador de Voo do Centro de Controle de Tráfego Aéreo até o local do “rendez-vous”, onde ocorrerá o encontro com o avião-tanque, que decolou minutos antes e já mantém um padrão de voo pré-determinado aguardando com as mangueiras estendidas para realizar o REVO.
Conhecido como Wing Air-to-Air Refueling Pod (WAARP), o equipamento instalado no avião-tanque KC-390 permite a transferência do combustível para os jatos que serão reabastecido. Estes, por sua vez, são equipados com um “probe de reabastecimento” (similar a um tubo) que deverá ser conectado pelo piloto, na cesta localizada na extremidade da mangueira do reabastecedor. Após isso, o combustível flui de acordo com o solicitado pelo caçador ao Operador do REVO do KC-390.
As válvulas utilizadas, tanto nas sondas como nos cestos, seguem um padrão internacional da OTAN, em que um avião-tanque pode reabastecer vários aviões. O cesto possui um sistema de segurança para que, em caso de movimentos bruscos (turbulência, por exemplo), uma válvula impeça o vazamento de combustível.
A capacitação das equipagens em missões de reabastecimento em voo permite potencializar as características de alcance e penetração nas diversas ações de Força Aérea que podem ser atribuídas aos esquadrões de caça, ampliando o poder de combate da Força Aérea Brasileira
Fonte: FAB
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