FAB realizou a Reunião da Aviação de Reconhecimento 2023. A Base Aérea de Anápolis (GO) promoveu entre os dias 21 e 23/06, a 76ª edição da Reunião da Aviação de Reconhecimento (RAREC-2023). Participaram da reunião militares dos quatro Esquadrões da Aviação de Reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB).
Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo De Aviação (1°/10° GAV) – Esquadrão Poker
Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan
Segundo Esquadrão do Sexto Grupo De Aviação (2°/6° GAV) – Esquadrão Guardião
Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo De Aviação (1°/12° GAV) – Esquadrão Hórus.
Participaram da RAREC-2023 o Comandante Interino da Aeronáutica e Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas, Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer, dentre outras autoridades civis e militares.
A RAREC contou com palestras sobre Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), ministradas por especialistas e Comandantes de diferentes Esquadrões, rendendo aprendizado e troca de experiências vividas no cotidiano entre os participantes.
Ao final da Reunião, foi realizada a solenidade alusiva ao Dia da Aviação de Reconhecimento, comemorado em 24 de junho, sendo presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara. Ainda durante a cerimônia, foi imposta a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Tenente-Coronel Aviador Ricardo Starling Cardoso, Comandante do 1º/12º GAV.
Em suas palavras o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida reforçou a importância da data. “Em um cenário de constante evolução operacional, a FAB implantou o conceito IVR: Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, com a Aviação de Reconhecimento transcendendo as especificidades de seus Esquadrões, uma vez que suas ações podem ser agregadas por membros de outras aviações, trabalhando sinergicamente. É o caso do Primeiro do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), o Esquadrão Orungan, que desde 2022 tem operado a aeronave RQ-1150 Heron’’, falou.
Fonte: FAB
@FFO