Em 26 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou em Brasília/DF, o Simpósio Operacional de Apresentação do F-39 Gripen. O evento foi promovido pelo Comando de Preparo (COMPREP), em conjunto com a Saab, para expor as principais características da nova aeronave a pilotos e integrantes de Unidades Aéreas da Aviação de Caça.
A abertura do Simpósio foi feita pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A atividade contou, ainda, com a presença de integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; do Vice-Presidente e Head de Marketing e Vendas da Saab Aeronautics, Mikael Franzén; do Head do Programa Gripen Brasil na Saab Aeronautics, Linus Narby; do Diretor do Programa Gripen na Saab no Brasil, Bengt Janér e de Oficiais-Generais da FAB.
O workshop abordou, dentre outros temas, a apresentação geral do projeto, as ações do COMPREP para a implantação do F-39 Gripen e as perspectivas do usuário da aeronave – palestra realizada por pilotos de testes da Saab. A programação contou, ainda, com uma visita ao F-39E Gripen, quando os pilotos puderam conhecer de perto a aeronave que chegou ao Brasil no dia 20 de setembro deste ano.
O Comandante da Aeronáutica falou sobre a importância do evento que representa uma nova e histórica fase da Aviação de Caça e da Força Aérea Brasileira.
“Considerando as novas capacidades operacionais advindas da incorporação do F-39 Gripen ao acervo da FAB, deverá ser consolidada uma nova metodologia de progressão operacional das suas equipagens, bem como atualizadas as doutrinas de emprego e todo o sistema logístico”, pontuou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.
O Comandante do COMPREP Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, disse que o workshop aprofundou os conhecimentos dos militares que integram os Esquadrões de Caça.
“Foi um aprofundamento tecnológico com os pilotos que voam o avião. Daí a importância desse simpósio. Primeiro para esclarecer uma série de dúvidas que eles tinham e, segundo, para estimulá-los, pois um dia poderão ser pilotos do Gripen”, explicou.
O Gripen é conhecido por sua eficiência, baixo custo operacional, elevada disponibilidade e tecnologia avançada. Atuando em m diversas Forças Aéreas no mundo, ele é o vetor responsável pela soberania e proteção nacional, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas. O emprego dessa aeronave trará um importante salto qualitativo e tecnológico ao Brasil, com alguns dos recursos embarcados até então inéditos para a FAB. O FAB 4100, primeiro Gripen brasileiro, foi apresentado oficialmente em Brasília (DF), em 23 de outubro, data em que foi comemorado o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira.
@FFO