

FAB realiza resgate aeromédico de tripulante na costa brasileira. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o resgate aeromédico de um tripulante norte-americano de 32 anos, que passou mal durante uma travessia marítima, a cerca de 1,6 mil quilômetros da costa brasileira, em direção a Natal (RN).

Em 09 de fevereiro, o tripulante do veleiro “Lena RAE” emitiu sinal de alerta via rádio, relatando forte dor no peito. A emissão foi captada pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília. Um navio mercante que navegava nas proximidades realizou o primeiro resgate e acionou o Salvamar Nordeste, que enviou o Navio-Patrulha Araguari para prestar apoio.

Para a Evacuação Aeromédica
(EVAM), o SALVAERO Recife coordenou o emprego de um helicóptero H-36 Caracal, do 1º/8º Grupo de Aviação (1º/8º GAV) “Esquadrão Falcão”. Na manhã de ontem (12/02), a equipe do H-36 (matrícula 8522) realizou o resgate a cerca de 277 km do litoral, levando o paciente até a Base Aérea de Natal (BANT), onde uma ambulância aguardava.

A atuação conjunta reforça o compromisso do Brasil com as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), da qual o País é signatário. A entidade estabelece normas e práticas voltadas à eficiência e à cooperação nos serviços de Busca e Salvamento, com o objetivo de salvaguardar vidas em situações de emergência aeronáutica e marítima.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO