• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB realiza o EXOP IVR 2023 em Santa Maria (RS)

31 de março de 2023
FAB realiza o EXOP IVR 2023 em Santa Maria (RS). Embraer R-99 (Fotos: FAB).

FAB realiza o EXOP IVR 2023 em Santa Maria (RS). Entre os dias 20/03 e 04/04, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza na Base Aérea de Santa Maria (RS), o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2023). O objetivo é adestrar as equipagens dos Esquadrões Aéreos que cumprem as Ações de Força Aérea de Reconhecimento Aeroespacial, Controle Aéreo Avançado, Interferência Eletrônica e Ataque.

P-3AM Orion
P-3AM Orion

O treinamento envolve cerca de 160 militares, aeronaves A-1, R-99, P-3AM, P-95BM, os drones RQ-450 e RQ-900, além de meios de Defesa Antiaérea IGLA-S e blindados M-113 e Gepard do Exército Brasileiro (EB).

Dez Unidades participam do EXOP IVR 2023, que envolve Esquadrões das Aviações de Caça, Reconhecimento e Patrulha, o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo De Comunicações E Controle (4º/1º GCC), Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1.º GDAEE) e o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea. O Exército Brasileiro participa do treinamento com meios do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) de Santa Maria (RS) e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6º Bia AAAe Ap).

A-1 AMX
A-1 AMX

“O Exercício Operacional IVR 2023 destaca-se por ser um dos mais importantes do Comando de Preparo (COMPREP), devido ao foco em capacitações e adestramentos relativamente novos na FAB que precisam ser desenvolvidos. O desafio de explorarmos os limites dos sensores que equipam nossas aeronaves depende do conhecimento e experiência dos nossos tripulantes e analistas, mas também dos cenários que oferecemos durante o EXOP IVR. Este Exercício é a melhor oportunidade para aprimorarmos e sedimentarmos táticas, técnicas e procedimentos essenciais para garantir a eficiência no cumprimento das ações de inteligência, vigilância e reconhecimento”, explica o Comandante da BASM e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies.

UAV RQ-900
UAV RQ-900

Para viabilizar o controle e as comunicações durante o Exercício, bem como propiciar emissões de sinais, além de Comando e Controle em regiões remotas, o treinamento conta com o apoio do do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1° GCC) “Esquadrão Mangrulho”, subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

“Outro aspecto importante deste exercício são os relatórios: Relatórios de Missão de Reconhecimento (REMIR) e de Vigilância (REVIG), que são também aprimorados ao final das análises de imagens, no intuito de tornar mais objetiva a relação entre o que se treina e o produto que se espera em missões de emprego” acrescentou o Coronel Marchiorato.

Embraer P-95
Embraer P-95

O EXOP IVR 2023 permitirá conhecer de forma mais profunda as capacidades dos sensores e analistas da FAB e, consequentemente, subsidiar a disseminação da doutrina e a programação de equipamentos de Guerra Eletrônica embarcados.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login