• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB realiza Exercício SAR utilizando datalink entre C-130 e estação de solo

15 de setembro de 2023
FAB realiza Exercício SAR utilizando datalink entre C-130 e estação de solo (Foto ilustrativa: FAB).
FAB realiza Exercício SAR utilizando datalink entre C-130 e estação de solo (Foto ilustrativa: FAB).

FAB realiza Exercício SAR utilizando datalink entre C-130 e estação de solo. Um C-130M Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – “Esquadrão Gordo”, da Força Aérea Brasileira (FAB), participou de um Exercício Técnico SAR (Busca e Resgate) em 16/08, efetuando o lançamento de fardos em uma área restrita próximo da Base Aérea de Florianópolis (SC).

Durante a missão, a comunicação entre os tripulantes do C-130M – indicativo SAR 72 – e a equipe de coordenação em solo, localizada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), foi realizada via Sistema Datalink Engine Tático (SDE-T), por intermédio da Estação de Telecomunicações Militar (ETM) – indicativo “Tamoio”.

Todo o processo de autorização do lançamento dos fardos foi transmitida via SDE-T. Durante o voo de treinamento, o “SAR 72” recebeu uma solicitação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), para sobrevoar uma determinada coordenada geográfica situada a 70 milhas náuticas (260 km) ao norte de Florianópolis. O objetivo era fazer uma passagem na vertical do ponto. Uma imagem satélite de sensoriamento remoto foi enviada e, com base nas diretrizes do EMAER, os observadores seguiram os procedimentos a fim de que a informação fosse transmitida também por meio do SDE-T para a Estação de Telecomunicações Militar.

O Encarregado da Esquadrilha de Guerra Eletrônica do 1°/1° GT e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do SDE-T, Suboficial Francisco Olegário da Silva, destaca a importância do sistema. “A inovação no processo de comunicação por datalink possibilita maior consciência situacional na área de busca ou teatro de operações, aprimorando a qualidade das informações tramitadas”, explica.

Toda a operação, desde a ordem de missão, a checagem do ponto geográfico e a recepção da imagem do local de interesse, foi recebida em voo via SDE-T, sem a necessidade de contatos e comunicações por fonia. O teste foi realizado no C-130M, mas poderá ser adaptado para outras aeronaves da FAB, incluindo o KC-390, que compõem da frota do Esquadrão Gordo.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login