• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB realiza evacuação aeromédica de militar da Marinha a 259 km de Noronha

13 de junho de 2025
FAB realiza evacuação aeromédica de militar da Marinha a 259 km de Noronha (Fotos: FAB).
FAB realiza evacuação aeromédica de militar da Marinha a 259 km de Noronha (Fotos: FAB).

FAB realiza evacuação aeromédica de militar da Marinha a 259 km de Noronha. Uma operação conjunta da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) garantiu o resgate de um militar com suspeita de apendicite que estava a bordo de uma embarcação, a aproximadamente 140 milhas náuticas (cerca de 259 km) da ilha de Fernando de Noronha (PE). A missão foi conduzida na madrugada de 09/06 pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) “Esquadrão Falcão”.

A operação de evacuação aeromédica (EVAM) foi acionada na noite anterior, após o agravamento do quadro clínico do militar da Marinha, o que tornou necessária sua retirada imediata da embarcação. O helicóptero H-36 Caracal com a equipe de resgate decolou da Base Aérea de Natal às 1h15, com seus tripulantes utilizando óculos de visão noturna (NVG – Night Vision Goggles).

O primeiro desafio da missão foi o pouso noturno em Fernando de Noronha, cuja pista não conta com iluminação. Graças ao uso dos NVG, os pilotos conseguiram pousar com segurança para realizar o reabastecimento. Em seguida, enfrentaram condições meteorológicas adversas durante o trajeto até a embarcação, mantendo coordenação precisa e foco operacional.

Ao amanhecer, a equipe alcançou a posição da embarcação. A operação de resgate, realizada em um ambiente marítimo instável, exigiu manobras técnicas rigorosas e foi concluída em apenas 13 minutos, tempo necessário para içar o marinheiro com segurança e iniciar o voo de retorno.

A eficiência da missão refletiu a perfeita sinergia entre os diversos profissionais envolvidos. Os operadores de guincho e os Homens de Resgate demonstraram habilidade crucial na extração do paciente, enquanto os pilotos asseguraram a estabilidade da aeronave. Durante todo o percurso de volta, a equipe médica da FAB monitorou as condições de saúde do militar e prestou os primeiros atendimentos.

Ao chegar em Natal (RN), uma viatura da Marinha aguardava o helicóptero para o transporte imediato do paciente a uma unidade hospitalar, onde recebeu atendimento especializado necessário.

A operação evidencia o alto nível de preparo, profissionalismo e dedicação dos militares do Esquadrão Falcão, que mais uma vez cumpriram sua missão de salvar vidas com excelência, mesmo diante de condições extremas.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login