FAB realiza Evacuação Aeromédica de indígena no Amazonas. O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) “Esquadrão Arara”, sediado em Manaus (AM) e o 5°/8° GAV “Esquadrão Pantera” de Santa Maria (RS), realizaram em 28/04, uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma indígena gestante na região de Yauaretê, no Amazonas. A paciente apresentou complicações no parto, com risco para sua vida e do bebê.
A gestante, acompanhada por uma médica do Distrito de Saúde Especial Indígena Alto Rio Negro (DSEI-ARN), inicialmente foram transportadas do povoado de Akatu-Cachoeira para Yauaretê por um helicóptero H-60L Black Hawk do 5°/8° GAV “Esquadrão Pantera”. O plano era realizar uma escala para reabastecimento em Yauaretê, e prosseguir o voo até São Gabriel da Cachoeira (AM).
Ao chegar no Aeroporto de Yauaretê, um C-105A Amazonas do 1°/9° GAV (FAB 2805) estava iniciando os procedimentos para decolar para São Gabriel da Cachoeira em outra missão. Ao saber a situação da indígena, o Comandante do C-105A imediatamente interrompeu os procedimentos de acionamento dos motores e se prontificou para levar a paciente, agilizando a missão EVAM, e evitando a espera para o abastecimento do helicóptero do 5°/8° GAV.
Durante o voo, a tripulação do “Arara 05” coordenou com a equipe de solo o apoio para a paciente na chegada em São Gabriel da Cachoeira. Após o pouso, a gestante foi imediatamente levada para o Hospital Geral e Urgências (HGU), onde felizmente teve o seu parto com êxito.
O Tenente Aviador André Luiz Parreira De Souza, Comandante do C-105A, expressou sua satisfação. “São essas situações que nos motivam e nos orgulham de pertencer a um Esquadrão com tamanha importância no contexto da Amazônia Brasileira, como o Esquadrão Arara”.
EVAM
Evacuação Aeromédica (EVAM) é a ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.
Fonte: FAB
@FFO