FAB realiza buscas por homem desaparecido no Atlântico Sul. Uma aeronave de busca e salvamento SC-105 da Força Aérea Brasileira (FAB) está engajada na operação que procura por um tripulante que caiu em alto mar de um navio de cruzeiro na divisa entre o Brasil e o Uruguai.
O navio MSC Poesia deixou Montevidéu, no Uruguai, às 17h de sexta-feira (21/02) com destino ao porto de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde deveria chegar às 08h da manhã de domingo (23).
O desaparecimento do garçom de nacionalidade filipina, Jeric Bueno (32 anos), foi confirmado por volta das 3h30 da manhã de sábado, quando o navio estava na costa de La Coronilla, município uruguaio de Rocha, a cerca de 13 milhas das águas territoriais brasileiras.
A Marinha Uruguaia divulgou uma nota para a imprensa: “Nas imagens, o tripulante pode ser visto em pé no convés 7, a bombordo para frente, próximo à estação de botes salva-vidas. Da câmera localizada no convés 7, não é observado o momento exato em que ele cai na água. No entanto, pela câmera da asa da ponte de bombordo, é possível distinguir alguns pontos na água que parecem ser uma pessoa”.
A Armada Uruguaya iniciou as buscas no sábado, utilizando um navio baseado em La Paloma, um helicóptero e uma aeronave de pequeno porte. Como o incidente ocorreu próximo das águas brasileiras, o Serviço de Salvamento Marítimo (SALVAMAR) do Brasil foi acionado para ajudar n buscas.
Assim, o 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (2º/10º GAv) “Esquadrão Pelicano”, sediado na Base Aérea de Campo Grande (MS), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) especializada em busca e salvamento, foi acionada para a missão.
Ainda na madrugada de sábado, o FAB 6551 – um dos três SC-105 do 2º/10º GAv – chegou em Canoas (RS), de onde partiu minutos após para o primeiro voo de buscas utilizando o indicativo de chamada “SAR 6551”. Cada voo tem duração aproximada de seis horas. No sábado o SAR 6551 realizou dois voos.
“De acordo com a tabela de sobrevivência na água para uma pessoa vestida, o tempo crítico é estimado em 36 horas — até as 15h de domingo, 25 de fevereiro. No entanto, as autoridades não descartam nenhuma possibilidade e continuarão a explorar todas as alternativas disponíveis”, disse o comunicado da Marinha Uruguaia.
A operação ainda está em desenvolvimento com os meios aéreos e navais do Brasil e Uruguai vasculhando o mar em busca do desaparecido.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO