FAB participa do Exercício Cooperação IX – Peru 2023. A Força Aérea Peruana (FAP) organiza entre os dias 08 e 19 de maio, o Exercício Combinado Multinacional Cooperação IX 2023 do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA). Sob o lema “Uma Força Única diante de Desastres Naturais”, o exercício multinacional tem como foco o aprimoramento das operações de assistência humanitária em desastres de grande envergadura.
Participarão do Exercício Cooperação IX – Peru 2023, além dos anfitriões peruanos, as Forças Aéreas da Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Equador, Colômbia, República Dominicana e Chile. Honduras e Panamá enviarão observadores. As operações serão realizadas nas regiões de Lima, Ica, Ayacucho, Ucayali, Cajamarca e Lambayeque.
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou para o Exercício, um KC-390 do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) “Esquadrão Zeus”. A aeronave, matrícula FAB 2456, seguiu ontem (07/05) da Base Aérea de Brasília (DF) para o Aeroporto Internacional de Lima, no Peru.
Durante a Fase I (08 e 12/05), serão realizadas uma série de operações aéreas realísticas em cenários simulados de catástrofe natural oriundos de um eventual terremoto de 8,5° na escala Richter. Nesse contexto, a área afetada pelo evento natural “ocorreu antes do amanhecer, com epicentro a 60 milhas náuticas a nordeste da cidade de Ica e com um raio superior a 350 milhas náuticas. Foram afetadas localidades na região da Serra; Ayacucho e Jauja (Junín) e de la Selva, especialmente a cidade de Puerto Esperanza, Província de Purús, Região de Ucayali”, informou um comunicado publicado pela FACh.
Na Fase II (15 e 19/05), os militares dos 13 países participantes atuarão em um cenário simulado de chuvas torrenciais, tempestades elétricas, inundações e deslizamentos de terra causados pelo fenômeno “El Niño”, afetando as áreas costeiras de Ancash, Cajamarca, Lambayeque e La Libertad. O centro de operações nesta fase serão as Bases Aéreas “Prefeito General FAP Armando Revoredo Iglesias” (Callao), “Capitán FAP Renan Elías Olivera” (Pisco) e “Coronel Pedro Ruiz Gallo” (Chiclayo).
Criado em 1961, o SICOFAA tem a missão de promover o intercâmbio de experiências dos países membros, para fortalecer as capacidades das suas Forças na atuação em desastres naturais, ajudas humanitárias e emergências de grande porte. Atualmente compõem o SICOFAA 22 países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
@FFO