FAB participa do Desfile Cívico-Militar em Brasília. Na manhã deste 7 de setembro, brasileiros saíram às ruas para comemorarem o Bicentenário da Independência. Em Brasília/DF, o Desfile Cívico-Militar ocorreu na Esplanada dos Ministérios, um dos principais pontos turísticos da capital federal. O retorno do momento cívico ocorreu dois anos após as restrições impostas pela COVID-19 e com isso as arquibancadas estavam cheias de brasileiros dispostos a ver de perto o desfile de diversas instituições militares, como da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu o desfile, acompanhado de Chefes de Estado de três países de língua portuguesa e de Ministros do Governo Federal. O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, também esteve presente na tribuna para assistir ao evento.
Ao todo, 450 militares da FAB participaram do Desfile Militar. A composição da FAB foi formada pelo Comandante da Tropa, Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, seguida dos Atletas de Alto Rendimento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), do Grupamento de Bandeiras Históricas, do Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), do Grupamento de Aeronavegantes, do Grupamento Feminino e do Grupamento Cerimonial Santos-Dumont. O desfile aconteceu ao ritmo da Banda de Música da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira.
No céu, antes de iniciar o desfile, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizou a escrita da frase “Independência 200 anos” e sobrevoou a Esplanada, desta vez inovando e mostrando as cores da Bandeira do Brasil: verde, azul e amarelo. Além disso, a FAB mostrou seus vetores que atuam na defesa e na integração do território nacional, por meio das ações de defesa aérea, interceptação, reabastecimento em voo, transporte aerologístico, busca e resgate, com o desfile aéreo das aeronaves operacionais F-5M, A-1M, KC-390 Millennium, KC-130 Hércules, R-99, C-99, C-130 Hércules, T-27M, SC-105 e C-105 Amazonas, e ainda o KC-30, o mais novo vetor de transporte adquirido pela FAB.
A cada instituição que passava pelo palanque com as autoridades e pelo público, nas arquibancadas, os aplausos eram intensos. Para o morador da Bahia, Eloi Jaco Schmitt, o dia foi de orgulho. “É uma emoção muito grande está aqui presente e representar o povo brasileiro”, disse.
A moradora de Anápolis, cidade localizada a 150 quilômetros de Brasília, Benedita Selma Gomes, destacou a sensação de assistir de perto ao desfile. “Sou apaixonada pelas Forças Armadas e achei especial o desfile deste ano. É realmente um prazer ver todas essas pessoas celebrando junto e participar disso é algo que lembrarei sempre”, conta.
A pequena Julia Rodrigues Ribeiro, moradora de Brasília, disse o que achou do evento: “Estava tudo legal esse desfile. Eu amei, gostei muito”, garante.
E para a brasiliense Lucia de Fátima de Sousa Moura, o desfile deste ano ficará marcado não só em sua memória como de toda a família. “Tenho 68 anos e posso dizer que um dia irei contar para minhas bisnetas, que participei do Bicentenário da Independência”, finaliza.
Fonte: FAB/Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria Edição: Agência Força Aérea.
@CAS