• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB participa do Cyber Shield 2025 e reforça defesa cibernética

21 de junho de 2025
FAB participa do Cyber Shield 2025 e reforça defesa cibernética (Fotos: FAB).
FAB participa do Cyber Shield 2025 e reforça defesa cibernética (Fotos: FAB).

FAB participa do Cyber Shield 2025 e reforça defesa cibernética. Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram do Exercício Internacional de Defesa Cibernética “Cyber Shield 2025”, promovido pela Guarda Nacional dos Estados Unidos entre os dias 30/05 e 13/06. O evento reuniu especialistas de diversos países em um ambiente simulado de alta complexidade. A participação brasileira foi viabilizada por meio do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, convidado pela organização, demonstrando a crescente integração das Forças Armadas do Brasil no domínio cibernético.

Representando a FAB, a Sargento Especialista em Informática Débora dos Anjos Ramos, do Centro de Defesa Cibernética do Exército, e o Sargento Especialista em Informática Jaaziel Soares da Silva, do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica, integraram o Blue Team, responsável por ações de defesa ativa, como detecção de ameaças, resposta a incidentes, análise forense e monitoramento de eventos em tempo real, com foco na proteção de infraestruturas críticas.

“Durante o exercício, enfrentei cenários técnicos desafiadores ao lado de profissionais altamente qualificados, ampliando meus conhecimentos no gerenciamento de eventos de segurança. Além do aspecto técnico, a experiência foi um verdadeiro marco pessoal e profissional: tive a responsabilidade e o orgulho de ser a única mulher na equipe brasileira. Isso tornou a jornada ainda mais significativa e reforçou meu compromisso com a representatividade e o fortalecimento da presença feminina na área de cibersegurança”, disse a Sargento Débora.

A participação ativa no Exercício reforça o comprometimento da FAB com o fortalecimento das capacidades operacionais do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), responsável por salvaguardar o espaço cibernético de interesse do Sistema Militar de Defesa Cibernética. A experiência adquirida contribui diretamente para a preparação dos militares frente a cenários reais de ameaça, elevando o nível de prontidão e resposta da FAB em operações cibernéticas.

Além do aspecto operacional, o Cyber Shield 2025 promoveu o intercâmbio de boas práticas entre nações parceiras, consolidando uma rede internacional de cooperação em defesa digital. Ao lado de outras forças e especialistas, os militares brasileiros reforçaram a soberania cibernética do país, demonstrando proficiência técnica e preparo frente aos desafios globais da segurança digital.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login