

FAB participa de operação conjunta de resgate de embarcação em alto-mar no litoral de SP. A Força Aérea Brasileira (FAB) participou de uma operação conjunta de Busca e Salvamento (SAR) que resultou no resgate de três pessoas que estavam à deriva em alto-mar, após a quebra do mastro do seu veleiro na região de Ubatuba (SP), no litoral norte paulista. A ação foi realizada na tarde do último domingo (05/10) e contou com a participação da Marinha do Brasil (MB), Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo e da Polícia Militar de São Paulo.
A ocorrência teve início após a comunicação de que um veleiro havia sofrido a quebra do mastro principal, ficando sem condições de navegação desde a noite anterior, em área próxima às Ilhas Anchieta e Vitória. A partir das informações levantadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), equipes aéreas e navais iniciaram as buscas.
O helicóptero Águia 21 da Polícia Militar de SP localizou a embarcação e repassou as coordenadas para as demais forças envolvidas, possibilitando que o Navio-Patrulha Guaporé da Marinha do Brasil realizasse o reboque até local seguro, garantindo a integridade física dos três tripulantes.

Uma aeronave SC-105 Amazonas do 2º/10º Grupo de Aviação ” Esquadrão Pelicano”, unidade especializada em missões SAR na FAB, participou da operação. O vetor é considerado estratégico pela sua capacidade de operar em diferentes tipos de cenário, realizando desde missões de socorro em voo e evacuação aeromédica até apoio a operações humanitárias em todo o território nacional.
Segundo o Capitão Aviador Edgar Henrique Escobar dos Santos, do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Curitiba (ARCC-CW), vinculado ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), a aeronave decolou da Base Aérea de Florianópolis (SC) no início da tarde de domingo para iniciar as buscas pelo veleiro, nas proximidades da Ilha Vitória, região de Ubatuba.
“A tripulação da FAB teve participação essencial na operação: após a localização, manteve contato visual com a embarcação e forneceu referências geográficas precisas às equipes da Marinha, até que o navio responsável pelo resgate chegasse ao local”, destacou o Capitão Escobar.
A atuação conjunta reforça o compromisso do Brasil, por meio da FAB, com as diretrizes da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), da qual é Estado signatário. A ICAO estabelece normas e práticas voltadas à eficiência e cooperação nos serviços de Busca e Salvamento, com o objetivo principal de salvaguardar vidas em situações de emergência aeronáutica e marítima.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO