FAB participa de evento da OACI. Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, do Air Navigation World, realizado de 28 a 31 de agosto pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, no Canada.
O encontro tratou de importantes inovações tecnológicas e operacionais em desenvolvimento na navegação aérea mundial, além de principais desafios decorrentes dessas iniciativas em curto e longo prazos.
O evento contou com diferentes expositores da indústria do tráfego aéreo, representações dos estados-membros e as principais agências de navegação aérea internacionais, como a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e a Administração Federal de Aviação (FAA).
Foram abordados assuntos sobre o gerenciamento do tráfego aéreo e iniciativas com foco na aviação global sustentável e eficiente, de forma integrada e flexível. Entre os temas acompanhados pela delegação brasileira, destacam-se a harmonização da mobilidade aérea avançada (AAM) e a capacidade do ATM tradicional a fim de explorar o potencial de voo dos eVTOL (Eletric Vertical Take Off and Landing) e dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS).
A implementação e prestação de serviços de tráfego aéreo aos voos estratosféricos – os chamados Higher Altitude Operations (HAO) – que acontecem acima de 20Km de altitude (FL600); e o compartilhamento de dados para ampliar a conectividade e a consciência operacional das aeronaves em voo, foram também temas abordados durante o encontro.
Segundo o Tenente-Coronel Aviador Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, representante do DECEA no evento, algumas dessas inovações já estão em estágio moderado de desenvolvimento no Brasil. “Em relação ao eVTOL, a publicação de um conceito de operações já está sendo trabalhado pelo Subdepartamento de Operações do DECEA, com o objetivo de estabelecer uma visão de futuro da mobilidade aérea avançada (AAM), da perspectiva dos serviços de navegação aérea, além da harmonização da capacidade existente”, pontuou.
O Tenente-Coronel Barbosa acrescentou ainda que “os temas abordados no evento servirão para que o DECEA execute as ações e atualizações necessárias para absorver a nova geração de usuários do espaço aéreo, ampliando a capacidade existente sem comprometer os níveis de serviço e segurança.”
Fonte: FAB
@FFO
Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), estiveram em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, participando do 17º Ciclo de Reuniões do Painel de Procedimentos de Voo por Instrumentos (IFPP). O evento realizado na semana passada foi promovido pela Organização de Aviação Civil Internacional…
Em "Notícias"
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu entre 30/08 e 02/09 uma comitiva da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para a auditoria 2024. O objetivo é garantir a manutenção da segurança e do alto padrão no controle de tráfego aéreo no país.
Em "Notícias"
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), localizado no Rio de Janeiro, é a sede do Taller Torres de Controle Digitais/Remotas.
Em "Notícias"