FAB localizou bimotor Beech Baron desaparecido em Santa Catarina. Equipes de Busca e Resgate (SAR) da Força Aérea Brasileira (FAB), localizaram na madrugada de hoje (04/06), os destroços do bimotor Beechcraft 55 Baron, que havia desaparecido no final da tarde anterior nas proximidades de Joinville, em Santa Catarina. Os dois tripulantes faleceram na queda do bimotor.
O “Beech Baron” de propriedade privada, matrícula PS-BDW, havia decolado do Aeroporto de Governador Valadares (SBGV) por volta das 14h05 (horário local), com destino ao Aeroporto Internacional de Florianópolis (SBFL). Devido às condições meteorológicas desfavoráveis no destino, que apresentava ventos fortes de rajada, o piloto solicitou alternar para o Aeroporto de Joinville (SBJV).
Conforme as informações disponíveis, próximo das 17h45 o PS-BDW tentou pousar sem sucesso na pista 15 de Joinville, a qual não avistou na aproximação final. O último contato do piloto com a estação Rádio Joinville (AFIS) foi que havia iniciado a aproximação perdida. A região no entono do aeródromo é cercada de morros.
A meteorologia em Joinville naquele horário apresentava uma degradação na visibilidade horizontal que, de acordo com um boletim especial (SPECI) das 17h29 (horário local), foi reduzida para menos de 9 quilômetros. A seguir o boletim publicado: SPECI SBJV 032029Z 13010KT 9000 BKN014 BKN030 18/16 Q1022=
O acionamento do sistema de busca e resgate do SALVAERO ocorreu pouco tempo após a perda de contato rádio com o PS-BDW. A FAB imediatamente destacou um SC-105 Amazonas, do 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (2°/10° GAV) “Esquadrão Pelicano”, de Campo Grande–MS, e um helicóptero H-36 Caracal do 3°/8° GAV “Esquadrão Puma”, que estava destacado na Base Aérea de Canoas–RS.
O SC-105 matrícula FAB 6552, indicativo de chamada “SAR 6552”, decolou de Campo Grande–MS às 19h53. Em Canoas–RS, o helicóptero H-36 Caracal do “Esquadrão Falcão”, FAB 8521 e indicativo rádio “SAR 21”, decolou às 21h53.
O SC-105 “SAR 6552” chegou na área de buscas aproximadamente às 23h40 e, utilizando os seu avançado radar de busca e sensores eletro-ópticos por infravermelho, rapidamente localizou os destroços do Baron na região de mata entre no município de São Francisco do Sul (SC). Utilizando Óculos de Visão Noturna (NVG), a tripulação do helicóptero H-36 “SAR 21” infiltrou uma equipe SAR no local do acidente, que não encontrou sobreviventes. A aeronave ficou completamente destruída na colisão contra o solo.
Uma equipe de investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da FAB foi enviada ao local para iniciar as perícias e análises afim dee determinar as causas do acidente.
@FFO