Na segunda-feira (18/01), diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram o transporte de vacinas de uso emergencial contra o Covid-19 para o enfrentamento à pandemia no País. Em coordenação com o Ministério da Defesa e em apoio ao Ministério da Saúde, a FAB realizará o transporte das vacinas para 12 cidades.
O KC-390 Millennium, FAB 2856, do 1º GTT – Esquadrão Zeus, decolou âs 10h10 (horário local) da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), com 199 caixas de vacinas, entregando 77 caixas em Goiânia (GO), 26 em Teresina (PI) e 96 em Fortaleza (CE). A aeronave pousou na capital cearense às 17h50 (horário de Brasília).
O C-130 Hercules, FAB 2477, do 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, decolou às 12h55 da Base Aérea de São Paulo, levando 45 caixas de vacinas para Brasília (DF), 108 caixas para Manaus (AM), onde pousou às 19h50 (horário de Brasília). O Gordo 77 decolou da capital amazonense à 02h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (19/01), para prosseguir na entrega dos imunizantes em Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), onde deve pousar no meio da manhã.
As vacinas para os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, foram transportadas por um C-105 Amazonas, FAB 2811, do 1º/15º GAV – Esquadrão Onça, que decolou da Base Aérea de São Paulo às 10h (horário de Brasília), com destino à Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS), onde chegou às 15h30.
Ainda estão previstas duas aeronaves C-97 Brasília, operadas pelos 1º ETA – Esquadrões Tracajá e 7º ETA – Esquadrão Cobra, que realizarão voos para Macapá (AP) e Tabatinga (AM), respectivamente.
De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas serão usadas, preferencialmente, para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinadas para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.
As Forças Armadas estão, desde o início da Operação Covid-19, dedicando todos os seus esforços no apoio à população brasileira, no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e, a partir deste momento, estão concentrando seus esforços no apoio à vacinação.
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves 24 horas por dia e sete dias por semana em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.
@FFO