• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB intercepta mais uma aeronave hostil sobre a Amazônia

24 de setembro de 2025
FAB intercepta mais uma aeronave hostil sobre a Amazônia. Fotos: FAB.
FAB intercepta mais uma aeronave hostil sobre a Amazônia. Fotos: FAB.

FAB intercepta mais uma aeronave hostil sobre a Amazônia. A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou ontem (22), uma aeronave hostil voando ilegalmente no espaço aéreo brasileiro na região amazônica, oriunda do Peru. Caças A-29 Super Tucano foram acionados para interceptar e aplicar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

Segundo o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB, os radares da defesa aérea do Brasil detectaram a aeronave voando sem plano de voo emitido e sem contato via rádio com o Controle de Tráfego Aéreo nacional. Os caças Super Tucano foram acionados e, ao interceptar a aeronave suspeita, os pilotos da FAB observaram que a mesma não tinha matrícula visível.

Caça A-29B da FAB. Foto: FAB.
Caça A-29B da FAB. Foto: FAB.

Logo após classificar o voo como suspeito, os caçadores da FAB ativaram o protocolo de MPA, iniciando com o Reconhecimento a Distância (RAD), seguindo da Interrogação (ITG), quando o piloto interceptador tenta estabelecer contato rádio e visual com o piloto da aeronave suspeita. Sem resposta, o próximo passo foi a ordem de Mudança de Rota (MRO), a qual também não foi obedecida pelo piloto do avião interceptado.

Com a insistente falta de colaboração, foi realizado o Tiro de Aviso (TAV), a fim de que fossem cumpridas as ordens da Defesa Aeroespacial. Como a aeronave permaneceu irredutível, foi classificada como hostil e passou a ser alvo do Tiro de Detenção (TDE), conforme previsto no Decreto 5.144/04.

Após a FAB aplicar todo o protocolo de MPA, o piloto do voo hostil  tentou pousar em uma área desabitada perto de Tefé (AM). Foto: FAB.
Após a FAB aplicar todo o protocolo de MPA, o piloto do voo hostil tentou pousar em uma área desabitada perto de Tefé (AM). Foto: FAB.

Diante das ações da Defesa Aeroespacial, o piloto da aeronave hostil manobrou e pousou em uma área desabitada a cerca de 30 quilômetros a oeste da cidade de Tefé (AM). Um helicóptero H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira transportou uma equipe da Polícia Federal até o local para deter o piloto da aeronave ilegal.

A interceptação integra o esforço conjunto entre o Ministério da Defesa e órgãos de Segurança Pública no combate ao narcotráfico, sobretudo em áreas consideradas rotas para o escoamento de ilícitos, no contexto do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e da Operação Ostium; e nas ações do Controle do Espaço Aéreo com vistas à segurança do tráfego aéreo.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login