FAB instala MAFFS I em C-130 colombiano para combate incêndios no país. Com suporte técnico de militares da Força Aérea Brasileira (FAB), um C-130H da Colômbia recentemente esteve na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), onde recebeu um sistema de combate à incêndios florestais MAFFS I (Modular Airborne Fire Fighting System I).
O equipamento foi emprestado pelo governo brasileiro para auxiliar no combate aos grandes incêndios que atingem a Colômbia. Estima-se que aproximadamente oito novos focos de incêndios são detectados por dia na Colômbia.
Para combater à esse desastre natural em seu país, o Comando da Força Aérea Colombiana (FAC) enviou um dos seus C-130H Hércules para o Galeão. Sob a coordenação da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica e do Comando de Operações Aeroespaciais da FAB, militares da Base Aérea do Galeão e de Anápolis, instalaram o MAFFS I na aeronave colombiana.
Sediado na Base Aérea do Galeão, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) “Esquadrão Gordo”, também ficou responsável pela instalação dos equipamentos a serem enviados à Colômbia. O MAFFS I foi desenvolvido para uso em aeronaves como o Hércules, podendo ser instalado ou removido no compartimento de cargas em cerca de três horas.
“O sistema foi instalado no C-130 da Colômbia com o suporte da Base Aérea do Galeão. As conexões elétricas e estruturais do equipamento foram adaptadas de forma a compatibilizar o equipamento brasileiro com o avião estrangeiro, além disso, uma equipe de técnicos da FAB prestou todo o apoio às operações de solo da aeronave e do equipamento e seguiu a bordo da aeronave para prestar todo o auxílio caso fosse preciso”, explicou o Tenente-Coronel Umile Coelho Rende, Comandante do “Esquadrão Gordo”.
O MAFFS I foi adquirido pela FAB em 2007 para ser utilizado na frota de C-130M Hércules, atualmente desativada. O equipamento pesa aproximadamente 770 kg, e tem capacidade para transportar até 12 mil litros de água, que são despejados sob pressão por dois tubos localizados na porta traseira do C-130. A zona de lançamento deve ser sobrevoada numa altitude aproximada de 150 pés (46 metros) e, após o lançamento, a aeronave retorna para a base de apoio, onde é reabastecida pelos reservatórios de lona com capacidade de 22 mil litros. O tempo de recarga é de aproximadamente 12 minutos.
Além do C-130 colombiano equipado com o MAFFS I, a FAB também enviou para Bogotá, capital colombiana, um KC-390 Millennium do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) “Esquadrão Zeus”, da Base Aérea de Anápolis (GO). De acordo com a FAB, antes de seguir para a Colômbia, o KC-390 (FAB 2854) levou técnicos do GTT até o Galeão para suporte à instalação do MAFFS I, e posteriormente transportou equipamentos e militares para Bogotá.
“Essa missão demonstra as capacidades, por meio do KC-390, de suportar demandas de cooperação entre o Brasil e seus países vizinhos sempre que necessário, sendo motivo de grande orgulho para nós tripulantes”, explicou o Major Aviador Anderson Dias, comandante do KC-390.
Para missões de combate à incêndios, o KC-390 conta com a versão atualizada MAFFS II, composta de um tubo instalado na porta traseira esquerda da aeronave, através do qual pode descarregar até 3.000 galões (aproximadamente 11.300 litros) de água e líquido retardante em áreas de incêndios. O seu reservatório interno tem capacidade para 22 mil litros. A segunda versão do MAFFS permite que o KC-390 se mantenha pressurizado, sem comprometer sua performance, e pode ser utilizado no combate a incêndios, derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.
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