FAB inicia Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2023 no sul do Brasil. A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início ao Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2023, que ocorrerá entre os dias 30/10 e 17/11 nas Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria, ambas no Estado do Rio Grande do Sul.
Na edição deste ano, mais de 1.200 militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e da FAB estarão envolvidos nas missões do EXCON. Diversas Unidades da FAB de todo o País participarão com dezenas de aeronaves das Aviações de Caça, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), Asas Rotativas e Transporte.
#Tínia2023
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 30, 2023
A FAB coordena, entre os dias 30/10 e 17/11, nas bases aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM), o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2023. O evento, envolvendo mais de 1200 militares da FAB, do @exercitooficial e da @marmilbr, tem como finalidade a… pic.twitter.com/SvXMjG5m3Y
O EXCON Escudo-Tínia tem como finalidade a consolidação doutrinária de missões aéreas compostas, o treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios provenientes do emprego do poder militar e operações militares complexas.
Nesse contexto, a concepção e desenvolvimento do exercício deve proporcionar o cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário tático, fictício e dinâmico, simulando um conflito regional de guerra convencional, contra um país ou contra uma aliança de diversos países.
@FFO
Desde a última segunda-feira (07/11), a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza o Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia 2022. Trata-se de uma atividade operacional coordenada pelo Comando de Preparo (COMPREP) e Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e conduzida pela Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul.
Em "Notícias"
Adestrar Unidades Aéreas no cumprimento de ações de Força Aérea em um cenário tático, fictício, dinâmico, complexo e com um objetivo a ser atingido: defender a soberania do espaço aéreo e atacar o território inimigo, em uma simulação de guerra convencional. Esse foi o contexto do Exercício Conjunto (EXCON) Escudo-Tínia…
Em "Notícias"
Tínia 2023: a importância da atuação em operações multidomínios. Entre os objetivos do exercício está o adestramento do efetivo na atuação em operações multidomínios, que é um dos grandes diferenciais da sexta edição do Exercício
Em "Notícias"